ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Você sabia que o ouro era muito utilizado como reserva de valor e para compor o patrimônio de famílias ricas no passado? Porém, ele ainda desperta o interesse de investidores. Afinal, o papel do ouro na carteira de investimentos pode ser bastante diverso — inclusive, para a proteção do seu dinheiro.

Já faz bastante tempo que esse metal precioso deixou de ser visto apenas como fonte de poder e status. Agora, ele pode servir para diferentes objetivos financeiros, e pode ser acessado por meio do mercado de investimentos — desde que faça sentido para o seu perfil de investidor e para a carteira que você deseja montar.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o papel do ouro na carteira de investimentos e descobrir como investir nesse metal a partir do mercado financeiro. Continue a leitura e confira!

Qual é o papel do ouro na carteira de investimentos?

O ouro é um dos ativos mais antigos utilizados pela humanidade e existem várias características que o tornam um dos ativos mais seguros do mundo. Por exemplo, a cotação do metal não tem relação direta com fatores governamentais de nenhum país.

Ele também é bastante raro na natureza e utilizado por muitos países como proteção financeira. Por esse motivo, é comum observar o aumento no preço desse metal em épocas de crise econômica.

Sabe por que isso acontece? O motivo é simples: a variação no preço do ouro acontece pela lei da oferta e da demanda. Isso significa que, se a demanda (procura) aumenta, a cotação do ouro sobe. E, quando a demanda (busca) pelo metal cai, o preço diminui.

Entendendo essa questão, é mais fácil perceber como os preços do ouro oscilam em momentos de crise. Se a economia está estável, a procura pelo metal precioso como proteção costuma ser menor, certo? Então a cotação cai. Já em períodos de crise econômica, a procura por proteção aumenta, então o preço sobe.

Esse movimento também explica por que o ouro serve como proteção na carteira de investimentos. Na prática, o ouro costuma se comportar de forma inversa aos investimentos da bolsa de valores, por exemplo.

Se o preço das ações está em queda diante de um cenário de instabilidade, por exemplo, a cotação do ouro costuma aumentar. Logo, ter os dois ativos na sua carteira ajuda a trazer mais estabilidade, pois as baixas de um podem ser compensadas pela alta do outro. Interessante, não é?

Quais são os riscos de investir em ouro?

Se você tem interesse em investir em ouro, precisa conhecer também os riscos envolvidos. Em geral, ele tem riscos parecidos com aqueles existentes nas outras alternativas de renda variável, como as ações. Logo, um dos maiores riscos do investimento é a desvalorização do preço do ouro.

Isso acontece por causa das variações do mercado financeiro. Como você viu, a relação entre oferta e demanda do ouro varia de acordo com a conjuntura econômica. 

Portanto, de modo geral, é mais seguro investir em ouro focando em proteção da sua carteira para o longo prazo. Outro ponto importante é pensar na forma de investir. Por exemplo, você pode comprar ouro de forma física ou ter seu capital exposto indiretamente a ele, como será possível entender adiante.

Como investir em ouro?

Como você viu, o investimento por meio da aquisição do metal físico não é a única possibilidade de investir nesse produto. Isso porque existem alternativas no mercado financeiro que permitem se expor a esse metal.

Conheça as principais formas de investir em ouro!

Compra de ouro físico

Comprar ouro físico é uma das formas de investir mais conhecidas. Contudo, existem burocracias envolvidas no processo de compra e venda do metal. A primeira envolve o fato de que ele só pode ser vendido por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.

Além disso, é preciso fazer um cadastro para receber a autorização para ter o ativo físico. Também é necessário escolher um banco custodiante para guardar seu ouro, embora seja possível guardá-lo em casa. No entanto, você deve imaginar que essa não é a alternativa mais segura, não é?

Afinal quem compra o ouro físico e deixa o metal guardado em casa se expõe a riscos maiores, como ter seu patrimônio roubado. E pode ser mais difícil vender o ativo fisicamente. 

Contrato futuro de ouro

Outra possibilidade para investir nesse metal é recorrer aos contratos futuros de ouro, negociados na bolsa de valores brasileira, a B3. Nesse caso, o investimento envolve o acordo de negociação de determinado volume do metal em uma data de vencimento futura por um determinado preço.

O objetivo é se proteger ou lucrar com as variações que ocorrerem na cotação do ouro durante o prazo do contrato. 

O preço do contrato é predeterminado, e você pode se posicionar na compra ou na venda a partir da sua projeção em relação ao preço do ouro: alta ou queda. O ganho ou o prejuízo desse posicionamento dependerá da diferença de preço entre a sua posição e a média das negociações realizadas na B3 para o contrato.

Além disso, nos contratos futuros, o mais comum é que aconteça apenas a liquidação financeira. Isso significa que os valores são creditados ou debitados da sua conta conforme os resultados do mercado em cada dia, sem que você receba o metal.

No entanto, também é possível resgatar ouro em barra na bolsa brasileira por meio da liquidação física. Bem legal, né?

Fundos de investimento em ouro

Outra possibilidade é investir em ouro via fundos de investimento que tenham foco no metal. Eles funcionam como um tipo de condomínio financeiro, que reúne o patrimônio dos investidores interessados. Para participar do fundo, é preciso comprar cotas.

Os recursos são administrados por um gestor profissional. Em troca, os investidores pagam a taxa de administração e, se estiver prevista, uma taxa de performance.

ETF

O ETF (exchange traded fund) também é um tipo de fundo de investimento. A principal diferença para fundos de ouro é que o ETF replica o desempenho de um índice do mercado financeiro.

Assim, é possível investir em ETFs que acompanhem índices que medem a cotação do ouro. Na B3, por exemplo, existem fundos de índice que seguem índices financeiros relacionados a esse metal precioso.

Agora você conhece o papel do ouro na carteira de investimentos e sabe como investir nesse ativo de maneira direta e indireta. Mas lembre-se de que o investimento apresenta riscos e é preciso avaliá-los, combinado? Assim você pode tomar decisões mais acertadas de acordo com os seus objetivos pessoais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.