ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

É comum que os investidores busquem alternativas de investimentos que protejam suas carteiras quando a economia está num momento conturbado. Nesse sentido, saber como investir em ouro pode ser uma possibilidade interessante.

Em geral, é esperado que o interesse e o preço dessa commodity aumentem quando as bolsas de valores do mundo caem. Se interessou pelo assunto? Então você precisa conhecer as alternativas para expor a sua carteira à esse metal.

Neste artigo, você entenderá como investir em ouro e poderá analisar se o investimento pena é adequado para você. Vamos lá?

O que é o investimento em ouro?

O ouro é um metal precioso bastante conhecido. Inclusive, por muito tempo, serviu como base para determinar os preços no comércio. Depois, ele passou a ser utilizado como referência de moedas de diferentes civilizações, até ser substituído pelo papel-moeda.

No entanto, ainda hoje, essa commodity possui alto valor. Logo, ela traz oportunidades no mercado financeiro, onde as negociações de ouro ocorrem de acordo com a lei da oferta e procura.

E se você acredita que o investimento nesse metal significa comprar uma quantidade de ouro e guardá-la, saiba que isso não é necessário. Como ele é considerado uma commodity, o ouro funciona como ativo financeiro no mercado de capitais.

Então, quando se fala em investir em ouro, a ideia é acompanhar a cotação do metal. O objetivo é se expor a ele, seja adquirindo de forma física ou por meio de outras modalidades que acompanham o seu preço. Bastante interessante, não é?

Como funciona investir em ouro?

Como você viu, muitas pessoas ainda pensam que a única forma de investir em ouro é por meio da compra do metal físico, como ao comprar joias ou barras. Porém, existem diferentes maneiras de aproveitar as oportunidades que esse metal pode oferecer.

Com os ativos financeiros, o investidor pode expor parte de sua carteira ao ouro sem precisar adquirir o metal físico. Então, o investimento em ouro funciona por meio da liquidação financeira, bastando que você invista os recursos ou se posicione nas modalidades disponíveis.

E vale saber que isso tende a ser mais prático e seguro. Afinal, você não precisará buscar locais para guardar o ouro de modo físico, não é mesmo?

Qual é a relação do ouro com momentos de crise? 

Provavelmente, você já percebeu que alguns investidores optam por investir em ouro quando o cenário econômico é de instabilidade. Mas você sabe por que isso acontece? Em primeiro lugar, é importante entender que o metal é precioso e raro, além de ter um estoque limitado pelo mundo.

Com isso, a tendência é que seu preço aumente com o tempo. Esse também é um investimento descorrelacionado de outras alternativas, incluindo a renda variável. Logo, em momentos de crise, é comum que as moedas e a bolsa percam valor e os investidores busquem se expor ao ouro.

Consequentemente, é possível observar que sua cotação aumenta em situações adversas. Portanto, o investimento em ouro pode ser uma forma interessante de diversificar a carteira. Isso permite diluir parte dos riscos do portfólio, o que é ainda mais importante em momentos de crise econômica.

Desse modo, investir em ouro pode ser considerado um hedge financeiro. Ou seja, pode proteger a carteira de investimentos e mitigar as perdas durante crises.

Quais as alternativas para investir em ouro?

Agora que você sabe mais sobre o assunto, é hora de entender como investir em ouro. Confira as principais alternativas!

Fundos de investimento em ouro

Os fundos de investimento são modalidades coletivas, nas quais um gestor profissional fica responsável por gerir o patrimônio. Ele escolhe os ativos financeiros que farão parte do portfólio, conforme a estratégia definida e indicada no Regulamento do fundo.

Em geral, os fundos que focam em ouro têm suas carteiras formadas por ativos e derivativos relacionados ao metal. Normalmente, eles buscam acompanhar a cotação da commodity.

ETFs

ETF é a sigla para exchange traded fund, que também é um tipo de fundo de investimento. A diferença é que o seu objetivo é replicar um índice do mercado. Para isso, ele espelha a carteira teórica que compõe o indicador escolhido.

É possível encontrar ETFs que estão atrelados a índices do mercado financeiro que medem a cotação do ouro. Portanto, pode ser uma forma prática de se expor ao metal.

Contratos futuros de ouro

No mercado futuro, são negociados contratos com expectativas de variações futuras de commodities, índices etc. O objetivo pode ser obter ganhos com a variação de preços ou se proteger das oscilações.

Nesse caso, não é necessário possuir ouro físico para participar das negociações nesse ambiente. Além disso, a liquidação costuma ser apenas financeira, com base na posição do investidor, mas também pode ser física.

Quando  é adequado investir em ouro?

Você já aprendeu que, por ser uma alternativa descorrelacionada com a economia do país, o ouro pode ser utilizado para hedge ou para a diversificação da sua carteira, não é mesmo?

Assim, como o mercado oferece diferentes ativos e veículos financeiros para quem deseja se expor à cotação do metal, ele pode atender as necessidades de diversos investidores. Ainda, o ouro se mantém relevante em situações adversas. 

Por esse motivo, em momentos de crise econômica ele pode ser uma alternativa interessante. Porém, para atingir os objetivos esperados, essa escolha demanda uma estratégia eficiente.

É necessário definir, por exemplo, o percentual do seu portfólio que será alocado nessa alternativa. Outro ponto importante é que o investimento em ouro faz parte da classe da renda variável. Portanto, é preciso verificar se o seu perfil aceita correr maiores riscos antes de investir, combinado?

Como investir em ouro? 

Caso esteja adequado ao seu perfil, objetivos e horizonte de investimentos, é possível investir em ouro por meio da sua conta em uma instituição financeira. Para isso, analise os ativos e os veículos de investimento disponíveis e escolha os mais adequados às suas necessidades.

Na prática, as negociações podem acontecer em diferentes ambientes. Os ETFs e contratos futuros, por exemplo, são negociados na bolsa de valores, pelo home broker. Já os fundos de investimento podem ser encontrados na plataforma da instituição financeira.

Percebeu como investir em ouro vai além da compra do metal físico? Contudo, para tomar decisões mais conscientes, não se esqueça de analisar seu perfil, objetivos e horizonte de investimentos antes de avaliar se um investimento é adequado à você.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e fique por dentro de todas as novidades!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.