ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Última semana antes do natal e você ainda está pensando em presentes para a família, amigo-secreto, ceia… O final de ano é sempre uma época cheia de eventos e compras. Mas, cá entre nós: você não vai querer lembrar desse fim de ano durante os primeiros meses de 2020 com gastos por conta de presentes de última hora, não é mesmo?

Para que isso não aconteça, não há segredo. É preciso se organizar e avaliar o que é realmente necessário comprar. Acredite, ainda dá tempo de se planejar…Bora economizar no natal de forma inteligente? Separamos 8 dicas que podem ajudar você. Confira!”

1. Monte uma lista de presentes e defina o orçamento

Antes de sair para as compras é interessante montar uma lista das pessoas que você quer ou precisa presentear. Ao lado do nome da pessoa, liste o presente que deseja dar e a faixa de preço.

Essa lista ajudará você a ter mais foco durante as suas compras de natal, além de estabelecer qual será o orçamento necessário.

2. Pesquise MUITO os preços

Outra dica muito importante é fazer uma boa pesquisa de preços. Por isso, é necessário começar o seu planejamento com uma certa antecedência. Assim, você vai ter tempo de pesquisar na internet e visitar lojas físicas, aproveitando as promoções e gastando menos do que o previsto inicialmente.

3. Procure presentes direto com quem fabrica

Essa é uma dica de ouro! Hoje, é possível ter acesso a pequenas empresas e empreendedores que produzem produtos incríveis em pequena escala e a um custo muito interessante.

Você pode encontrar acessórios para casa, roupas, itens de papelaria apenas procurando nas redes sociais. Comprar o presente diretamente de quem faz pode ser uma ótima solução para quem busca economia, exclusividade e autenticidade na hora de presentear.

4. Cuidado com as lembrancinhas!

É impossível presentear todas as pessoas com quem convivemos ao longo do ano e é por isso que muita gente opta por comprar lembrancinhas, distribuindo-as entre os amigos.

Entretanto, é preciso ter muito cuidado com a prática. Geralmente, esses pequenos presentes, juntos, acabam pesando no bolso. Muitas vezes, um telefonema ou um abraço apertado cumprem a função da lembrancinha de um jeito bem mais gostoso, amistoso e barato!

5. Pechinche!

Não tenha vergonha de pechinchar, principalmente se você for pagar à vista. Qualquer pequeno desconto que você conseguir é um dinheiro a mais que fica na sua conta e que você pode investir depois!

Geralmente, as lojas estão preparadas para os pedidos de desconto e, por isso, já têm uma margem prevista para oferecer aos seus clientes.

6. Use aplicativos e sites de comparação de preços

Você gosta fazer compras sem sair de casa, mas tem dificuldade na hora de comparar os preços entre os e-commerces?

Nesse caso, a melhor dica é usar aplicativos específicos que comparam preços entre os sites. Eles são ferramentas incríveis e que ajudam muito na hora de economizar!

7. Use o cartão de crédito com cautela

O cartão de crédito é um ótimo meio de pagamento, por isso, o seu uso vem crescendo significativamente no Brasil e no mundo. Entretanto, antes de usar o cartão de crédito é preciso ter cautela, estar ciente do quanto você poderá gastar e se terá condições de pagar a fatura no mês seguinte.

Usar o cartão de modo consciente vai garantir que você entrará em 2020 com o orçamento em dia e sem correr o risco de ter que parcelar a sua fatura.

8. Não compre por impulso

Se você colocar em prática a nossa primeira dica, montando uma lista de presentes e definindo um orçamento, é provável que não corra o risco de comprar presentes por impulso.

Entretanto, vale destacar que as compras feitas por impulso geralmente causam arrependimento do consumidor, por isso é comum encontrar pessoas que não se planejam, gastam mais do que realmente precisavam e acabam se arrependendo depois.

Por isso, para economizar no natal vale a pena investir em um planejamento prévio, montando um orçamento e fazendo uma boa pesquisa de preços antes de comprar. Além disso, usar aplicativos que comparam os preços é uma excelente estratégia para quem vai fazer suas compras online. Ainda, priorizar as compras de pequenos empreendedores também é sinônimo de economia.

Por fim, lembre-se de ter cuidado com os gastos no seu cartão de crédito nesse período do ano, gaste apenas aquilo que você terá condições de pagar ao receber a sua próxima fatura. Procure sempre lembrar dessas dicas na hora de fazer suas compras. É economizando aqui e ali que você conseguirá curtir o Natal sem comprometer o seu orçamento.

Se quiser saber mais sobre como economizar e otimizar o seu dinheiro, acompanhe os conteúdos e dicas aqui no site! Você tem dicas sobre como economizar no Natal ou ficou com alguma dúvida a respeito deste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe suas dúvidas e impressões!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.