ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

O investimento em ações expõe o investidor ao risco de mercado — ou seja, às oscilações nos preços dos papéis. Essa variação está relacionada à lei de oferta e demanda. O que muitas pessoas não sabem é que há como ganhar dinheiro com ações mesmo quando o seu preço cai.

Saiba que é possível atingir esse objetivo desde que sejam feitas algumas análises antes de adquirir os ativos. Ter essa consciência ajuda a evitar equívocos nos investimentos — por exemplo, o de vender os papéis em um momento inapropriado.

Neste texto, você entenderá mais sobre a bolsa de valores, o preço das ações e como se posicionar diante de quedas. Vamos lá? 

Como funciona a bolsa de valores no Brasil?

A bolsa de valores é o ambiente em que são negociados valores mobiliários. No Brasil, esse ambiente acontece na B3, nome que se refere a Brasil, Bolsa e Balcão. Nela, é possível encontrar diversos investimentos, como ações, ETFs (exchange traded funds), FIIs (fundos de investimento imobiliário) etc.

Assim, a B3 funciona como uma grande plataforma que faz a conexão entre compradores e vendedores, ou seja, os emissores dos ativos e as pessoas interessadas em investir, quando se trata do mercado primário – onde acontece o lançamento de novas ações. Além disso, conta com o mercado secundário — no qual os investidores negociam entre si.

O período diário em que as operações são realizadas é chamado de pregão e representa o horário em que a B3 está aberta. A bolsa brasileira utiliza um processo chamado pregão eletrônico ou digital. Isso significa que a compra e a venda de ativos acontecem pela internet.

O que faz o preço de uma ação cair?

Antes de compreender os fatores que influenciam o preço da ação, é preciso entender o que é esse ativo. Trata-se de uma fração do capital social de uma companhia, ou seja, é um pedacinho de uma empresa. Quem investe em ações se torna sócio da empresa e pode participar dos seus resultados proporcionalmente à quantidade de papéis que detém.

As ações têm um preço de negociação que varia com frequência. O principal fator que determina essa alteração é a oferta e a procura. Ou seja, quando muitas pessoas desejam comprar os ativos ou poucas pessoas desejam vendê-lo, seu preço sobe. Já quando há muitos papéis para a venda ou pouca procura, o preço cai.

Nesse contexto, são muitos os elementos que fazem com que o interesse dos investidores aumente ou diminua. Por exemplo: questões socioeconômicas, problemas na companhia, cenário político nacional e internacional, especulação, entre outros.

É importante observar que o preço de uma ação na bolsa não necessariamente corresponde ao valor intrínseco de uma empresa. Em muitos momentos, os papéis podem ter um preço menor ou maior do que a companhia vale. Interessante, não?

Desse modo, o investidor que busca um relacionamento de longo prazo com a companhia deve fazer análises mais amplas do que apenas analisar o preço diário dos seus ativos para compreender o que ela, efetivamente, pode oferecer.

O que é a queda na Bolsa de Valores?

Quem investe ou acompanha os noticiários provavelmente já ouviu falar sobre a queda e a subida da bolsa de valores. Mas, se a B3 abrange as ações de diversas empresas, o que significa essa oscilação?

Para entender o processo, é preciso conhecer o Índice Bovespa, também chamado de Ibovespa ou IBOV. Ele é o principal indicador da B3, pois reúne as ações mais líquidas e com maior volume de negociação da bolsa.

Nesse sentido, o Ibovespa funciona como um termômetro. Quando, na média, há desvalorização das ações que fazem parte da carteira teórica do indicador, diz-se que houve queda na bolsa. O mesmo vale para o contrário: quando o IBOV se valoriza, diz-se que a bolsa subiu.

Porém, não significa que todas as ações da bolsa subiram ou caíram juntas. Como são vários fatores que causam as mudanças de preços, eles não impactam as empresas da mesma forma. Logo, é normal que alguns papéis valorizem e outros se desvalorizem.

Como se ganha dinheiro com ações? 

Existem duas formas principais de ganhar dinheiro com ações: pela venda dos ativos e pelo recebimento de proventos. Estes são benefícios que as empresas distribuem entre os seus acionistas, como dividendos, juros sobre capital próprio (JCP) e outros.

Existem muitos motivos que levam as pessoas a investirem na bolsa de valores. Ter a clareza dos seus objetivos na hora de realizar as compras e as vendas é essencial, pois eles orientam os posicionamentos mais adequados em momentos de oscilação.

Para além dos ganhos com as subidas dos preços das ações, existem formas de se ganhar dinheiro, mesmo quando a bolsa cai. Você sabia disso? Confira a seguir algumas das possibilidades de ganhos na bolsa — inclusive durante momentos de queda!

Existem diversas estratégias com ações. Algumas delas são classificadas como especulação e utilizam a volatilidade para lucrar. Um exemplo é o day trade, que consiste em comprar e vender os ativos no mesmo pregão (ou seja, no mesmo dia), para ter o resultado da variação de preços do ativo.

Nos períodos de queda, uma prática comum é o short selling, em que o especulador faz a venda descoberta de ações, sem ter o ativo na carteira. O objetivo é comprar os papéis por um preço mais baixo depois e lucrar com a diferença de preços

Esse processo, no entanto, merece atenção. Afinal, as atividades especulativas envolvem alto risco. Por isso, essas operações tendem a ser mais alinhadas a quem possui maior tolerância à volatilidade e conhecimento de mercado.

Muitos investidores não sabem, mas é possível alugar suas ações a outros interessados — e lucrar com isso, mesmo com a bolsa em queda. O interesse no aluguel se dá, em grande parte, justamente pela oportunidade de especular no mercado.

Assim, para realizar operações de short selling, por exemplo, especuladores podem alugar ativos de investidores em troca de pagar uma remuneração previamente acordada. Dessa forma, o investidor de longo prazo consegue rentabilizar sua carteira mesmo com o preço das ações em queda, enquanto ajuda a viabilizar as operações do especulador.

Quando o objetivo é ter uma estratégia de investimentos de longo prazo, a recomendação é realizar uma análise fundamentalista da empresa antes de adicioná-la à carteira de ações.

Esse tipo de estudo considera a estrutura da companhia de maneira mais ampla para identificar as empresas sólidas e com boas chances de manter os resultados no longo prazo.

Com uma decisão assertiva, a queda no preço das ações nas quais você investiu não será necessariamente um problema. Isso porque as oscilações podem ser pontuais e o preço das ações pode se recuperar no futuro. Pois, boas empresas tendem a crescer — mesmo com quedas pelo caminho.

Além disso, eventuais recuos pontuais nos preços dos ativos podem também trazer oportunidades de comprar ações com desconto. Portanto, é possível ganhar dinheiro com a bolsa mesmo quando o preço das ações cai — desde que, nesse caso, seu foco esteja no longo prazo.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com ações, mesmo em momentos de baixa, pode lidar melhor com as oscilações que acontecem nesse mercado. E não se esqueça de sempre investir conforme o seu perfil, horizonte de investimento e objetivos para evitar erros, combinado? 

Ainda tem dúvidas sobre as oscilações dos preços na bolsa de valores? Leia também um texto sobre volatilidade e como ela funciona

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.