ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Para 2022, já foram lançados títulos do Tesouro Direto com novas datas de vencimento.

Vale a pena conhecê-los. Ao entender o que muda com a alteração dos prazos dos títulos, você pode conferir quais são as novidades e quais aplicações ficaram indisponíveis. Assim, é possível planejar melhor seus aportes, em busca das alternativas mais convenientes para a sua carteira.

Quer se preparar para essas alterações? Veja quais são as novidades nos prazos dos títulos do Tesouro Direto em 2022!

Vamos lá?

O que é o Tesouro Direto?

Antes de falar sobre os lançamentos dos novos prazos do Tesouro Direto, é interessante ter um breve contexto sobre essa plataforma. Uma informação importante que você precisa ter é que ele não se trata de um investimento e, sim, uma plataforma onde são disponibilizados os títulos públicos federais.

Esses títulos são emitidos pelo Tesouro Nacional e servem para o Governo Federal captar recursos. Sendo de renda fixa, eles apresentam três tipos:

Quando o Tesouro lança títulos com novos prazos? 

Uma dúvida comum quando se fala sobre os lançamentos de títulos com novos prazos no Tesouro Direto envolve o momento em que eles ocorrem. Na prática, não existe um período específico para o Tesouro Nacional decidir colocar novos vencimentos no mercado.

Em 2022, as mudanças ocorreram na terceira semana de fevereiro. Desse modo, a alteração se deu no começo do novo ano— o que permite aos investidores ter acesso aos títulos do Tesouro com novos prazos para compor a carteira de investimentos. Interessante, não é?

O que muda no Tesouro Direto com os lançamentos de novos prazos de 2022?

Agora que você entende melhor como é investir nos títulos do Tesouro Direto e como funcionam os lançamentos dos novos prazos, é o momento de saber o que mudou em 2022.

Nos novos lançamentos, os prazos dos títulos lançados se tornam mais longos em relação às aplicações que estavam anteriormente na plataforma. Mas essa não é a única mudança que ocorre. Como os prazos aumentam é natural que as taxas também sejam alteradas. 

Na verdade, as taxas dos títulos públicos disponíveis podem mudar a qualquer momento, acompanhando as condições e expectativas do mercado. Como consequência, o investimento mínimo também acaba variando com o tempo.

Por que as datas de vencimento mudaram?

Mas por que as datas de vencimento são alteradas, afinal? O objetivo central é estar sempre reajustando os títulos para prazos mais longos, mas essa alteração também está relacionada à tributação do investimento.

Como o Imposto de Renda (IR) é cobrado pela tabela regressiva, manter o investimento por mais de 720 dias leva à cobrança da menor alíquota — de 15%. Assim, os novos prazos dos títulos do Tesouro ajudam a alcançar esse período e ter ganhos líquidos maiores.

Quais novos prazos dos títulos estão disponíveis e quais foram descontinuados?

Para entender mais sobre os lançamentos de novos prazos do Tesouro Direto em 2022 é preciso saber quais títulos foram disponibilizados e quais foram substituídos ou descontinuados, não é?

Confira as mudanças que aconteceram em 2022!

Tesouro Prefixado

Antes do lançamento de 2022, o Tesouro Prefixado apresentava três opções principais de vencimento: 2024, 2026 e 2031 (sendo esse último com pagamento de juros semestrais). 

Com os lançamentos das novas alternativas, tornou-se possível encontrar títulos do Tesouro Prefixado nas seguintes datas: 2025, 2029 e 2033 (sendo esse último com pagamento de juros semestrais).

Tesouro Selic

No Tesouro Selic, ocorreram mudanças no título de prazo para 2024. Ele foi descontinuado e deu lugar ao Tesouro Selic 2025. O outro título, com prazo para 2027, foi mantido.

Tesouro IPCA

No caso do Tesouro IPCA, a mudança aconteceu no título com prazo para 2031 e com pagamento de juros semestrais. O lançamento trouxe a nova opção com vencimento para 2032.

Vale notar que os títulos de Tesouro IPCA foram os que sofreram menos alterações nos prazos, já que outras cinco aplicações tiveram suas condições mantidas. Isso ocorre porque muitos desses títulos já têm prazo naturalmente mais longo, não sendo preciso fazer mudanças tão frequentes.

Vale a pena aproveitar os novos prazos dos títulos do Tesouro?

Com as novidades disponibilizadas na plataforma, pode ser que você esteja se perguntando se vale a pena aproveitar os títulos do Tesouro, não é mesmo? A princípio, a mudança de prazo pode ajudá-lo a pagar menos imposto, como você viu.

Porém, também é necessário avaliar outros aspectos. Por exemplo, avalie se investir em renda fixa e, especificamente, nessas aplicações faz sentido para o seu perfil de investidor e para a sua estratégia de investimentos.

Ademais, considere quais são seus objetivos financeiros. Isso ajuda a identificar os títulos mais adequados, em termos de rentabilidade e de prazo. 

Como investir no Tesouro Direto?

Após avaliar se é interessante investir em títulos do Tesouro, pode ser que você chegue à conclusão de que eles são adequados para a sua estratégia. Nesse caso, o próximo passo envolve saber como realizar o aporte na prática.

É possível acessar o Tesouro Direto pelo site ou aplicativo do programa, mas você também pode fazer isso por meio da sua conta em uma corretora de valores.

Assim, basta observar as alternativas disponíveis e escolher os títulos que deseja para investir. Então você pode usar o dinheiro na conta para aplicar na opção escolhida. Depois da liquidação, os títulos passarão a fazer parte da sua carteira. Simples, né?

Neste artigo, você viu os novos prazos dos títulos do Tesouro Direto em 2022. Se decidir investir nos títulos públicos, lembre-se de avaliar as opções disponíveis e escolher os títulos com as características mais adequadas para a sua estratégia.

Essas informações foram úteis? Se você ainda tiver dúvidas, deixe um comentário para que possamos ajudá-lo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.