ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Você já deve ter ouvido que, na Grécia Antiga, surgiu a frase “só sei que nada sei” — e ela foi atribuída ao filósofo Sócrates. Embora não seja possível confirmar sua origem, o fato é que se tornou popular no mundo e representa o reconhecimento da própria ignorância por parte do autor.

Muitos séculos depois, essa frase pode estar relacionada ao mercado financeiro, sabia? Afinal, ela é o oposto do excesso de confiança, um viés que afeta a tomada de decisão. Então vale a pena conhecer esse tipo de comportamento, quais impactos ele pode causar e, quem sabe, até se inspirar em Sócrates.

Quer saber mais sobre a autoconfiança excessiva nos investimentos? Continue a leitura e entenda melhor esse tema!

O que são os vieses comportamentais?

Antes de aprender sobre o excesso de confiança, é importante entender o conceito por trás dos vieses comportamentais. Eles funcionam como atalhos que o cérebro humano utiliza para tomar decisões mais rápidas e com menos esforços. Porém, nem sempre as escolhas são as melhores.

O motivo é que esses vieses podem simplificar questões complexas e usar poucos dados, por exemplo, na tomada de decisão. Então é como se você visse apenas uma parte da situação e fizesse uma escolha sem considerar todo o resto.

O conceito parece complexo, mas não é, viu? Na verdade, os vieses comportamentais fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que você não note. Um quadro clássico envolve as viagens de avião.

Quando ocorre um grande acidente, é comum que haja uma ampla cobertura na mídia. Aproveitando o tema, outros incidentes tendem a ser noticiados em sequência. O resultado é que você pode achar que viajar de avião não é seguro quando essa é uma das alternativas mais seguras que existem.

Outro exemplo envolve os ataques de tubarões. Como essas situações ganham os jornais e até inspiraram filmes e documentários, é normal achar que o predador dos mares está entre os animais mais letais para as pessoas.

Porém, são os mosquitos que mais matam seres humanos todos os anos devido às doenças que transmitem. Viu como você pode ser induzido a conclusões incorretas por causa dos vieses de comportamento?

O que é o viés do excesso de confiança?

Agora é o momento de conhecer os vieses do mercado financeiro e, entre eles, está o excesso de confiança. Esse é um viés comportamental que ocorre quando o investidor confia de modo exagerado na sua própria capacidade de análise e de tomada de decisão.

Na prática, existem diversos motivos para sermos afetados por esse tipo de comportamento. Quer ver? Um dos pontos é a crença de que a informação que temos é melhor ou mais qualificada que as de outras pessoas ou melhores que os dados disponíveis em outras fontes.

Ou seja, você pode encarar a autoconfiança excessiva quando acredita que sabe mais ou está mais preparado que outros investidores do mercado. Também pode ser o caso de acreditar que suas análises e decisões são melhores que as de outras pessoas.

Porém, nem sempre isso é verdade, não é mesmo? Afinal, é provável que sempre exista alguém mais preparado ou mais experiente do que nós em diversas áreas — inclusive no mercado de investimentos.

Além disso, o viés do excesso de confiança existe quando acreditamos que somos altamente capazes de controlar o que acontece no mercado — sendo que isso não é verdade.

É o que ocorre quando alguém investe em ações e vê a carteira ter um ótimo resultado. Se houver excesso de confiança, a pessoa acreditará que ela foi a única responsável por atingir a performance positiva. 

Porém, ela pode desconsiderar que o mercado estava em um forte movimento de alta, por exemplo. Percebeu a diferença?

Quais são os riscos desse viés?

Como você viu, o excesso de confiança pode surgir no caminho de qualquer investidor. O problema é que esse comportamento pode ter impactos negativos na sua estratégia de investimento. Então vale a pena conhecer quais são eles, não é?

Um dos pontos de atenção é o risco de tomar uma decisão mal informada ou mesmo errada. Pense na seguinte situação: você viu uma notícia que diz que determinado setor da economia terá um grande crescimento no ano.

Com base nessa informação, você decide comprar ações de empresas desse segmento por ter total confiança de que detém as informações necessárias para fazer essa escolha. Porém, o segmento não apresenta o resultado esperado e o seu investimento fica abaixo das expectativas.

No pior cenário, o setor não apenas não se desenvolve, como recua. Ou seja: com a autoconfiança em excesso, você corre mais riscos. Isso acontece ao não considerar todos os cenários e informações, levando a escolhas que são muito mais emocionais do que racionais.

O excesso de confiança também tem outro efeito bastante comum: o aumento no volume de operações. Como o investidor confia demais no próprio conhecimento, ele sente que será bem-sucedido na maioria das operações que fizer.

Com isso, ele se sente mais inclinado a comprar e vender mais ativos, por exemplo. O problema é que esse comportamento pode aumentar os custos operacionais — especialmente na renda variável — e pode diminuir a rentabilidade líquida da carteira de investimentos. 

Como evitar o excesso de confiança ao investir?

Até aqui, você viu o que o excesso de confiança pode causar nos seus investimentos. O próximo passo é entender como evitar que esse viés domine suas decisões ao investir.

Porém, antes disso, é preciso deixar claro que o caminho não é a falta de confiança, combinado? A ideia não é que você duvide de si e das suas análises. Ser um investidor confiante é importante, mas é essencial não exagerar nessa percepção durante o processo de investimento.

Por isso, você deve começar reconhecendo que é impossível saber tudo sobre o mercado financeiro. Mesmo os maiores investidores do mundo têm lacunas de conhecimento — e com você não seria diferente.

Com essa questão em mente, vale a pena buscar um número maior de informações para embasar de verdade a sua decisão. O objetivo é questionar se as informações que você possui são verdadeiras e  confiáveis, antes de usá-las para decidir, certo?

Ainda, é preciso ter atenção com o excesso de confiança depois de ter lucros. Lembre-se de que o mercado muda constantemente, então não tem como afirmar que você sempre obterá bons resultados tomando as mesmas decisões.

Neste artigo, você descobriu o que é o excesso de confiança e como esse viés comportamental pode afetar seus investimentos. Ao agir para diminuir o seu impacto nas decisões, você poderá fazer escolhas mais racionais e de qualidade em relação ao seu dinheiro.

Você se encaixa entre os investidores que têm confiança excessiva ou conhece alguém assim? Conte nos comentários as suas experiências!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.