ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Como tudo nessa vida implica riscos, nos investimentos não seria diferente, certo? Apesar disso, existem formas de lidar com eles de acordo com as estratégias traçadas pelo investidor e por especialistas.

Talvez você nem tenha percebido, mas atitudes simples também podem representar situações negativas. Deixar seu dinheiro na conta-corrente, por exemplo, é um comportamento arriscado, uma vez que você pode gastá-lo sem nem perceber.

Além disso, seu capital perde valor para a inflação, diminuindo o seu poder de compra. Em outras palavras, caso precise comprar produtos e serviços, você precisará desembolsar uma quantia maior para essa finalidade.

Então, o que fazer para alcançar o equilíbrio? A resposta está na educação financeira! Aqui, o foco é entender quais riscos estão implicados nos investimentos e, a partir disso, você pode traçar estratégias para reduzi-los e tomar uma decisão mais consciente sobre as aplicações pelas quais optar! Continue a leitura e entenda o que fazer!

Os riscos de investir

Ao realizar uma aplicação financeira, você sempre corre algum tipo de risco. Apesar de serem classificados de diferentes maneiras — como veremos em seguida —, eles representam a mesma ideia: o nível de incerteza referente à remuneração do capital.

Na prática, esse receio pode se concretizar com um retorno abaixo do esperado ou nenhum retorno — às vezes, incluindo o do capital inicial. Aqui, a recomendação é não se desesperar. A postura ideal é a de encarar o risco como uma variável importante na hora de escolher o investimento.

Outros dois fatores relevantes são a rentabilidade e a liquidez. O primeiro está sempre associado ao risco — quanto maior o potencial de remuneração, mais os riscos aumentam. Por isso, é importante considerar seu perfil de investidor e analisar o quanto você conhece o mundo dos investimentos, a fim de que não aposte em algo sem entender quais serão suas oportunidades. A divisão de perfis é feita da seguinte forma:

Por sua vez, a liquidez se refere ao prazo de retorno do investimento. Se for diária, significa que você pode sacar o valor quando quiser. Caso seja somente no vencimento, é importante deixar a quantia empregada até o final.

Todos esses fatores precisam ser considerados na hora de investir e podem influenciar a sua decisão. O resultado é uma escolha mais consciente e uma capacidade maior de diminuir os riscos dos investimentos.

Os principais riscos do investimento

A renda fixa tem investimentos mais seguros, enquanto a variável implica maior potencial de lucro. As características de cada uma dessas modalidades é diferente — e é possível que você saiba disso. No entanto, pode ficar em dúvida de por que acontece. O motivo são as três principais categorias de riscos, que vamos apresentar a seguir.

Risco de crédito

Está relacionado à possibilidade de não haver o pagamento por parte do emissor do título. Por exemplo, uma empresa emitiu um título de crédito, mas na hora de pagar o valor, descumpriu o trato com os investidores. Para amenizar essa ameaça, é preciso se informar sobre a instituição e verificar sua avaliação, ou seja, seu rating perante empresas especializadas, como a Moody’s e a Standard & Poor’s.

Risco de mercado

Refere-se à possibilidade de perder dinheiro devido a variações do mercado financeiro. As oscilações podem ocorrer por conta de mudanças repentinas nas taxas de juros e no câmbio. Por isso, é um risco que impacta mais os investimentos da renda variável. A melhor forma de reduzi-lo é diversificar suas aplicações. Ao optar por diferentes categorias, você preserva seu capital, porque, ainda que um lado não esteja muito favorável, é possível aproveitar do outro.

Risco de liquidez

É o perigo de não conseguir obter o dinheiro de que precisa no momento necessário. Alguns investimentos — como poupança e Tesouro Direto — permitem fazer saques no mesmo dia (D+0) ou no seguinte (D+1). Outros exigem a espera até o vencimento. Além disso, existem opções em que o saque antecipado implica gastos. Para se precaver contra essas situações, forme uma carteira sólida de aplicações financeiras e tenha uma reserva financeira.

O prazo de carência

Além de todos os aspectos apresentados, existem os riscos de investimentos atrelados ao prazo de carência. Isso acontece porque é preciso cumprir um período preestabelecido até resgatar a quantia. Por exemplo: a liquidez diária após três meses de aplicação.

Devido às suas características, muita gente confunde liquidez com prazo de carência. Porém, o primeiro termo diz respeito à capacidade de transformar o título em dinheiro, enquanto o segundo consiste no período em que o recurso não pode ser mexido.

Por que a carência tem a ver com o risco? A primeira se refere ao período em que você deixa de receber retorno sobre o capital investido. Identificar esse aspecto evita que você precise sacar o valor antes do tempo e fique sem dinheiro para necessidades e desejos de curto prazo, como um pagamento de contas ou a realização de uma viagem inesperada.

Para não precisar descumprir com a carência, a dica é investir sua reserva financeira em aplicações com liquidez diária e sem essa exigência, como alguns Certificados de Depósito Bancários (CDBs), Tesouro Direto e poupança.

O FGC e sua cobertura para os investimentos

Outra maneira de avaliar os riscos dos investimentos é verificar se eles contam com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Esse recurso foi criado em 1995 devido à preocupação com a estabilidade do sistema financeiro. Desde então, quem aplica dinheiro em certas modalidades está preservado contra possíveis problemas com o acordo.

Nem todos os investimentos estão incluídos no FGC. Mas os que estão protegem até R$250 mil por CPF e instituição financeira, até o limite de R$1 milhão por quatro anos. Confira quais aplicações financeiras estão no escopo do Fundo Garantidor de Crédito:

Caso você tenha algum dinheiro aplicado nessas categorias e a instituição financeira descumpra com o acordo, é possível acionar o FGC. Esse processo ocorre de maneira automática quando um banco declara falência ou é liquidado pelo Banco Central.

A partir disso, é feita uma lista com todos os investidores e é divulgado o local onde o dinheiro será sacado. Estão cobertos: aplicações, saldo em conta bancária e rendimentos. A recomendação, portanto, é ter um capital abaixo desse valor para protegê-lo.

Com todas essas informações, você consegue evitar os riscos de investimento e proteger seu dinheiro. Como resultado, alcança seus objetivos, concretiza seus sonhos e tem mais tranquilidade financeira.

O que achou de saber mais sobre os riscos existentes nos investimentos? Ficou com mais alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.