ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Você já deve ter ouvido alguém dizendo: “Ah, investir em fundos é coisa de quem tem dinheiro”. Tudo balela! Pode acreditar que os fundos de investimento estão ao seu alcance. Isso porque não é preciso ter muita grana para começar a aplicar nesse produto.


“É o que? Eu também posso investir em fundos?”
Uma das principais características – e vantagens – dos fundos é justamente essa. Existem opções para todos os bolsos, fáceis de encontrar e comprar. Com apenas R$ 100, por exemplo, você consegue aplicar em um fundo de investimento. Claro que há alternativas que só permitem aportes mais elevados, mas tudo é uma questão de pesquisar e comparar que, certamente, você encontrará produtos adequados ao seu perfil de risco.

Acessibilidade

Além de ter aplicação mínima baixa, os fundos podem ser comprados facilmente por meio de bancos, corretoras e plataformas de investimento online. Mas antes de escolher entre os mais de 16 mil fundos disponíveis no mercado (sim, 16 mil!), é preciso fazer um exercício de autoconhecimento para saber seu perfil de investidor, as necessidades, os objetivos e, principalmente, a tolerância a risco. Não tem ideia de nada disso? Calma!

Todas as instituições que vendem produtos financeiros pedem que a pessoa, antes de começar a aplicar, preencha um questionário. São essas respostas que vão ajudar, inicialmente, a encontrar quais fundos são mais adequados ao seu perfil e objetivo. Então, está resolvido? Depende.

Quando vai comprar algum produto ou contratar um serviço, você escolhe o primeiro que aparece? Pois é, no caso dos fundos de investimento, também é fundamental pesquisar bastante, olhar outros produtos parecidos e conversar com profissionais especializados em investimentos. Esse cuidado é essencial para que você não aplique em um fundo que não tenha a sua cara.

Outro passo importante é conhecer os diferentes tipos de fundo: renda fixa, multimercados, ações e cambiais. Quais se encaixam melhor no seu paladar? Tudo vai depender, mais uma vez, das suas necessidades, dos seus objetivos e, especialmente, do seu perfil de risco.

Viu só como não é um bicho de sete cabeças? Investir em fundos é muito mais simples do que você imaginava. Sem contar que esse produto é acessível, como deu para perceber. Agora você já não tem mais desculpa para acreditar naqueles que te falam que investir em fundos é coisa de quem tem dinheiro, hein? É hora de colocar a mão na massa, pesquisar, ler mais conteúdos aqui no Como Investir, comparar as opções disponíveis e começar a investir.

LEIA MAIS

Como avaliar o desempenho dos investimentos.

Fundos de renda fixa podem te ajudar a montar uma reserva financeira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.