ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Ao longo dos últimos anos, têm sido cada vez mais comum encontrar vítimas de golpes financeiros, não é mesmo? Por isso, seja em compras online ou mesmo em abordagens pelo WhatsApp, é indispensável ter atenção redobrada às tentativas de fraudes.

Tomando os anos de 2020 e 2021 como referência, quase 60% dos usuários da internet alegaram terem sido vítimas de golpes. O número foi maior que o de 2019 — quando apenas 46% caíram em fraudes.

Quer saber como ficar seguro diante de tentativas de golpes financeiros? Acompanhe a leitura para descobrir como identificar essas situações e se proteger!

O que são golpes financeiros?

Para se proteger de golpes financeiros, é essencial saber o que eles são, não é? Esses golpes consistem em uma tentativa de ludibriar uma pessoa — na internet ou não — para obter ganhos. E, normalmente, a vítima tem prejuízos financeiros.

Embora eles possam acontecer em diversos ambientes, o meio digital parece ter se tornado um cenário propício para a ação desses golpistas. Afinal, nesse ambiente, eles conseguem usar de artifícios para despertar o interesse ou criar uma relação com o usuário para, posteriormente, realizar a tentativa de fraude.

Quais os golpes mais comuns?

Agora que você sabe o que são os golpes financeiros, é preciso conhecer as tentativas mais comuns. Desse modo, são maiores as chances de encontrar formas de se proteger diante delas.

Saiba mais!

Phishing

Um dos principais golpes que acontecem na internet é o phishing. Esse nome causa estranheza em um primeiro momento, não é mesmo? No entanto, o conceito não é difícil de entender.

O termo vem do inglês e, em uma tradução livre, phishing significa pescaria. A nomenclatura vem do fato de os golpistas abordarem diversos usuários de uma só vez com a expectativa de fazer vítimas. O phishing normalmente acontece por meio de e-mails ou mensagens de textos.

Os criminosos fazem uso de uma abordagem apelativa para atrair a atenção dos desavisados. O objetivo é fazer com que o usuário clique em um link e forneça dados pessoais ou faça o download de um arquivo com vírus.

Clonagem

Outro golpe bastante usual é o da clonagem. Uma das formas mais comuns tem como alvo os cartões de crédito da vítima. Esse golpe pode acontecer em e-commerces fraudulentos, em que os usuários compartilham seus dados para a compra e os criminosos fazem a clonagem.

Mais um tipo de estratégia utilizada é nas máquinas de cartão em comércios físicos. Elas podem ser alteradas para salvar os dados sensíveis das vítimas. Assim, ao concluírem a clonagem, os golpistas usam o cartão para fazer compras e trazer prejuízos ao seu proprietário.

Ao longo dos últimos anos também tem sido comum observar a clonagem de WhatsApp. Nesse caso, os golpistas solicitam o código de segurança do aplicativo por meio de uma mensagem e conseguem duplicar a conta do usuário.

Com esse acesso, eles passam a pedir transferências financeiras para os seus contatos. Desse modo, além de lesar o dono do número, os criminosos podem fazer novas vítimas.

Fraudes financeiras

Outro tipo comum de golpe envolve as fraudes financeiras. Uma das estratégias utilizadas pelos criminosos são os empréstimos. Isso porque eles realizam uma abordagem oferecendo condições incríveis e, em troca, solicitam uma cobrança antecipada.

Os boletos falsos também são utilizados pelos golpistas. Nesse caso, eles fazem a emissão de um documento quase idêntico a uma fatura verdadeira. Isso facilita que o usuário seja enganado e pague um boleto fraudulento— que envia o pagamento diretamente para os criminosos.

Pirâmides financeiras

As pirâmides também estão entre as principais modalidades de fraude. Você já ouviu falar sobre elas? Trata-se de um esquema que exige que os participantes convidem novos membros para o negócio com a promessa de ganhos financeiros.

Normalmente, os golpistas fazem uso de uma empresa de fachada — que pode possuir CNPJ, mas sua operação é apenas para ludibriar vítimas. Nesse modelo de negócio, os líderes exigem dinheiro dos novos participantes afirmando que haverá bons lucros no futuro.

O mesmo pode acontecer com promessas de investimentos que vão dar bons rendimentos e que sejam de baixo risco. Assim, a cada novo membro da pirâmide, o capital sobe da base até se acumular nos líderes. Mas a operação é insustentável e se configura um crime, de acordo com a legislação brasileira.

O que faz muitas pessoas caírem em golpes?

Você já conheceu os principais golpes financeiros da atualidade. Mas, afinal, por que tantas pessoas caem em golpes financeiros — especialmente nos últimos anos?

Em primeiro lugar, é importante destacar que não há uma causa central para esse cenário preocupante. Em geral, os golpes são bem-sucedidos a partir de uma combinação de fatores.

Um dos motivos é a aversão a perdas. Em estratégias como o phishing, os golpistas fazem uso de uma abordagem emocional. Um exemplo pode ser “não perca essa oportunidade única”. Então o senso de urgência pode levar a decisões impulsivas.

Além disso, a ideia de um brinde ou presente costuma ter sucesso nas mensagens dos criminosos. Afinal, elas podem levar usuários a tomar novas ações com base na emoção.

No entanto, é possível dizer que a inocência das pessoas pode desempenhar um papel crucial nesses golpes. Por isso, conhecer as principais armadilhas e entender as estratégias para se prevenir é indispensável.

Como se prevenir dessas armadilhas?

Como você viu, os golpes financeiros estão cada vez mais comuns — principalmente aqueles que acontecem por meio da internet. Agora, você conhecerá estratégias para colocar em prática e se prevenir de eventuais armadilhas.

Confira!

Desconfie das promessas

O primeiro passo para a prevenção consiste em desconfiar de promessas de ganho fácil. Sempre que receber uma mensagem prometendo lucros extraordinários ou condições incomparáveis, é importante ter cuidado.

Também é necessário avaliar quem está apresentando a proposta. Caso não seja uma empresa real ou uma pessoa conhecida, evite clicar nos links ou compartilhar seus dados. E, se for mensagem por escrito de alguém que você conhece, tente confirmar que se trata realmente da pessoa.

Evite agir de maneira impulsiva

Você acabou de aprender que uma das principais estratégias utilizadas pelos golpistas envolve mandar mensagens em tom emocional. O objetivo é gerar uma reação em você para que tome uma decisão rápida, sem ponderações.

Por isso, especialmente em questões que envolvam o seu dinheiro, procure ser o mais racional possível. Pesquise bastante antes de fechar novos negócios e priorize empresas e pessoas nas quais você confia na reputação.

Conheça a empresa onde compra

Outro ponto de atenção são as compras virtuais. Evite ao máximo adquirir produtos em sites estranhos — mesmo que as promoções sejam vantajosas. Afinal, no ambiente digital, é importante escolher com cautela, considerando o histórico da empresa e a segurança do seu site.

No mercado de investimentos, também é fundamental buscar informações confiáveis — especialmente para se proteger de esquemas de pirâmide. Dessa forma, lembre-se de verificar se a empresa de investimento é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por exemplo. Assim, você estará mais protegido.

Infelizmente, os golpes financeiros são cada vez mais comuns no Brasil. Por isso, saber como se prevenir é indispensável. Assim, as chances de se tornar vítima dessas armadilhas serão cada vez menores!

Quer estar mais protegido ao fazer movimentações e operações financeiras na internet? Então conheça o site “Se Liga na Fraude”!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.