ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Não chega a ser uma novidade dizer que estamos vivendo um daqueles momentos que marcam época. A última grande pandemia pela qual o planeta passou foi em 1918, com a gripe espanhola. Praticamente nenhum de nós tinha nascido naquela época, então nunca tivemos essa experiência.

É possível que o evento recente mais marcante da nossa geração tenha sido o ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em 2001. Se pensarmos mais na economia e mercado financeiro, podemos citar também a crise do subprime, das hipotecas imobiliárias nos Estados Unidos, em 2008, que teve como principal marco a quebra do banco Lehman Brothers. Diversos países no mundo demoraram algum tempo para se recuperar dessa crise, mas ela ajudou a aprimorar a legislação do setor financeiro e torná-lo mais seguro.

Agora, o que tudo isso tem a ver com a bolsa de valores, com o Ibovespa e com a sua vida? Bom, tem tudo a ver. Você deve ter ouvido ou lido por aí que o Ibovespa está registrando ora grandes quedas, ora fortes altas, ou seja, muita volatilidade, e que recuou para a casa dos 70 mil pontos.

E nesse texto vamos explicar o que tudo isso significa e qual relação da crise do novo coronavírus com a nossa bolsa de valores.

A composição do Ibovespa

Ibovespa é como chamamos o Índice Bovespa, o indicador mais importante para medir o desempenho das ações no Brasil. É como um “termômetro” do mercado de ações. Ele é calculado pela B3 (A bolsa de valores brasileira).

O índice é composto de ações das empresas que são negociadas na bolsa. A questão é que esse é um universo com mais de 300 empresas e não faz sentido colocar todas no índice. Por isso, o Ibovespa reúne os papéis mais negociados nos últimos meses, isto é, com presença em 95% dos pregões (momento de compra e de venda de ações na bolsa) nos últimos 12 meses e com volume financeiro significativo. Ele abrange, portanto, as ações que movimentaram mais dinheiro no mercado e, assim, consegue refletir o desempenho da bolsa em geral.

Dessa forma, o principal objetivo do Ibovespa é representar o desempenho médio das ações de maior importância do mercado brasileiro e, com isso, dar uma noção da performance da bolsa.

Entenda os pontos do Ibovespa

Os pontos são formados pela seguinte conta: preço de cada ação multiplicado pela quantidade de papéis dentro do índice. Por exemplo, a companhia X (representada pelo código XXX2) tem 1.118.582.207 ações na carteira teórica em determinada data. É necessário multiplicar o preço do dia dessa ação, que é informado no pregão, pela quantidade de ações.

Essa conta é feita com os papéis de todas as empresas que compõem o índice. Soma-se tudo e, em cima desse valor, aplica-se um redutor. Com isso, chegamos à pontuação do índice. Em termos financeiros, cada ponto equivale a R$ 1.

Por que o Ibovespa oscila tanto quando há uma crise?

O preço de uma ação pode subir ou cair por muitos fatores, mas, de forma simples, reflete o quanto o mercado acha sobre os resultados de uma determinada empresa, levando em consideração o setor que ela está inserida e a economia como um todo. Assim, se a maior parte dos investidores acham que uma empresa vai ter bons resultados, o preço da ação sobe antes da divulgação dos números.

Se eles vierem em linha com as expectativas, a tendência é que o preço da ação continue estável. Agora, se a empresa tiver resultados muito melhores ou muito piores do que o esperado, o preço da ação deve se ajustar à nova realidade, subindo ou caindo.

Um exemplo: imagine que você tem um apartamento que está avaliado em R$ 400 mil. Aí a prefeitura anuncia que vai construir um viaduto que vai passar bem em frente à sua janela. É um tipo de obra que costuma desagradar a vizinhança, sem contar o barulho e a falta de privacidade. Como o mercado também já tem essa informação, isso entra na avaliação do seu imóvel e, possivelmente, o seu imóvel vai sofrer uma desvalorização.

Vale destacar que não é apenas a divulgação dos resultados da empresa que afeta o desempenho da ação. Existem vários outros fatores que podem impactar o mercado, como inflação, taxa de juros, cenário político, panorama de alguns setores da economia, uma pandemia, entre outros. Sempre utilizando a lógica de que o mercado tenta antecipar os fatos. Se as expectativas são positivas, os preços sobem. Se são negativas, caem.

Para a economia e para seus investimentos, o Ibovespa é um bom indicador, mas o mais importante: é preciso ter em mente que a análise não deve levar em consideração apenas o curto prazo. Significa que se o índice caiu hoje, não podemos cravar que o mercado de ações vai de mal a pior e que você tem que sacar seu dinheiro urgentemente.

Não tenho ações… O que tenho a ver com isso?

O Ibovespa também é um dos indicadores de como anda a economia: ele mostra o desempenho das empresas, que é um reflexo econômico importante. Se as companhias vão bem, significa, a rigor, que o país também está em um caminho de crescimento. Existem outros indicadores importantes para a economia também como a taxa de juros, IPCA, e o IMA, que é o índice de referência no mercado de renda fixa calculado pela ANBIMA.

Com a pontuação do Ibovespa, conseguimos medir a “temperatura” do mercado. Momentos de grande incerteza, como este que estamos vivendo, em meio a uma pandemia, afetam a economia não apenas do país, como a do mundo também. As empresas não ficam de fora dessa equação e, com isso, também são impactadas pela crise do novo coronavírus.

A forte volatilidade do Ibovespa reflete essa incerteza, especialmente no curto prazo. Mesmo que você não invista em ações, o índice pode ser mais um parâmetro de como está a percepção da maior parte dos investidores em relação às companhias, aos setores que têm ações negociadas na bolsa e à economia do Brasil.

Investindo ou não em ações, esse momento que estamos passando é a oportunidade de aprendizagem. Como o novo coronavírus mexeu com a realidade de todo mundo, pode ser que seus objetivos tenham se alterado também. Nesse caso, o melhor a fazer é procurar ajuda de um profissional de investimentos para receber a orientação mais adequada.

Conseguiu entender melhor o porquê o Ibovespa e nossa bolsa de valores afetam tanto a vida e a economia do país? Siga a gente nas nossas redes sociais e envie suas perguntar por lá. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas, afinal é pra isso que estamos aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.