ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Os produtos isentos de imposto de renda caíram nas graças dos investidores brasileiros. A atração é mais do que compreensível. Afinal, quem não deseja diversificar os investimentos sem a necessidade de ver seus resultados mordidos pelo leão no final do ano?

Mas é preciso cuidado com o encanto da alíquota zero. É necessário ter em mente que o benefício tributário não deve ser o único motivador para a escolha de um título e a montagem de uma carteira de investimentos. Confira quais são os principais títulos isentos à disposição no mercado e os cuidados que você deve ter antes de montar sua carteira:

Os mais comuns são:

LCI e LCA

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos de renda fixa emitidos por bancos e, como os próprios nomes indicam, têm o objetivo de levantar recursos para financiar os segmentos imobiliário e do agronegócio.

CRI e CRA

Os CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e os CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) também são títulos de renda fixa emitidos por securitizadoras (instituições não financeiras que compram dívidas de produtos e transformam em papéis para serem negociados com os investidores) para financiar esses dois setores.

Debêntures incentivadas

As debêntures incentivadas, também conhecidas como debêntures de infraestrutura, são títulos de dívida emitidos por empresas que desejam financiar atividades ligadas à infraestrutura, como a construção de pontes e estradas. O nome “incentivada” foi dado justamente pelo fato de o papel ser isento de IR para pessoas físicas.

O que analisar na hora de investir:

Qual é o meu perfil?

Analisar seu perfil de investidor antes de aplicar em qualquer produto é essencial. Assim como há pessoas com perfil mais aventureiro e outras mais “pés no chão”, há investidores com maior apetite ao risco e outros com total intolerância a perdas. Há, assim, quem prefira a segurança da renda fixa e outros que gostam de arriscar um pouco mais no mercado de ações. Não há certo ou errado nesse caso. O importante é que os produtos de investimento estejam adequados ao seu perfil. Está na dúvida? Corretoras, plataformas de investimento e instituições financeiras podem te ajudar, com a aplicação de um questionário chamado de API (Análise de Perfil do Investidor). Ele mostrará se você tem um perfil mais conservador, moderado ou arrojado.

Qual é o prazo?

A intenção é fazer um intercâmbio ou manter a renda atual nos anos de aposentadoria? Trocar de carro ou realizar o sonho de viajar para o exterior? Não importa qual o objetivo, há sempre um investimento apropriado. A dica é tentar casar o vencimento do produto com a necessidade de ter o dinheiro em mãos, ou seja, o prazo. Quanto mais distante estiver o plano, maior é o tempo para juntar recursos e compensar eventuais perdas pelo caminho. Isso tudo influencia na escolha do produto, afinal cada um tem seu prazo específico.

Liquidez

O prazo está diretamente ligado a outro fator muito importante na hora de escolher um produto: a liquidez, isto é, a capacidade e a velocidade de transformar aquele investimento em dinheiro na conta corrente. Sonhos de curto prazo pedem produtos com liquidez também de curto prazo, que podem ser resgatados a qualquer momento sem grandes penalizações (taxas, descontos etc). Fique atento aos períodos mínimos de carência: há produtos que não podem ser resgatados antes de um período mínimo, como 90 dias ou 180 dias.

 Fazer as contas

Os investimentos isentos têm um atrativo natural, mas é sempre recomendado que o investidor compare esses títulos com outras opções de produtos no mercado que não oferecem o mimo tributário. É preciso fazer as contas antes de investir – os isentos nem sempre rendem mais.

 

Leia também:

As novas regras da LCA

IMA: conheça o índice que acompanha o mercado de renda fixa

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.