ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Na era dos serviços de streaming, a produção visual nunca esteve tão em alta. La Casa de Papel é um dos bons exemplos desse cenário. O seriado lançado pela rede televisiva espanhola Antena 3 e adicionado, posteriormente, ao catálogo da Netflix, se tornou um fenômeno mundial — conquistando uma atenção especial no Brasil.

O enredo de La Casa de Papel traz a jornada de pessoas, cada uma com suas especialidades no crime, que se reúnem para entrar na Casa da Moeda da Espanha — sob mando do líder, o Professor. A ideia não era roubar o dinheiro existente: o “plano perfeito” consistia em fabricar uma vasta quantidade de notas e sair de lá ilesos, para que todos pudessem usufruir de sua parte.

Mas quem pensa que a série tem a função exclusiva de entreter seus telespectadores, muito se engana. Enquanto se diverte com ela, é possível extrair diversas lições de planejamento financeiro. Confira as principais delas neste artigo!

1. Pense estrategicamente

Para cuidar bem do seu dinheiro, o planejamento é imprescindível, seja para controlar e evitar as dívidas ou fazer investimentos. Para se ter uma ideia, o Professor aprimorou seus planos durante anos até que o momento ideal chegasse, repassando etapa por etapa a fim de conferir se nada tinha ficado para trás.

Ele pensou além: cada detalhe foi antecipado para dar, aos integrantes do grupo, a possibilidade de tomar decisões mais acertadas. Durante a estadia deles na Casa da Moeda, a maioria dos imprevistos que aconteceram já tinham, pelo menos, duas saídas estratégicas planejadas. Fazer o mesmo com o seu dinheiro pode fazer a diferença!

Se você deseja comprar um apartamento, mas tem um orçamento apertado, faça algumas considerações.

Com essas informações em mente, será possível fazer um planejamento para reunir o dinheiro necessário sem que isso prejudique a sua saúde financeira. Caso não consiga guardar a quantia exata em um mês ou outro, tenha estratégias para suprir essa falta — é possível realizar um trabalho freelancer, por exemplo.

2. Entenda as possibilidades de investimento

Quando a sua intenção é investir, um dos primeiros passos é conhecer o território em que está pisando. Munir-se de informações é o caminho ideal para fazer as melhores escolhas, de acordo com seu perfil de investidor e seus objetivos. As opções são diversas, entre as principais:

Essa última é a preferida de 89% dos brasileiros que fazem investimentos. Seu favoritismo se explica, entre outras coisas, pelas suas características básicas: apesar de não ter grandes rendimentos, não é necessário pagar Imposto de Renda para resgatar o valor, e a pessoa garante que, no mínimo, a quantia investida será retirada quando ela desejar.

Seja qual for a sua escolha, voltamos a ressaltar a importância de conhecer bem o produto. Pense como se as suas primeiras pesquisas fossem uma investigação — como Rio e Tóquio fizeram dias antes de invadir a Casa da Moeda. Da mesma forma que eles identificaram a posição das câmeras de segurança para que o plano desse certo, é interessante verificar se as características do produto estão de acordo com seus objetivos e expectativas.

3. Conheça o seu perfil de investidor

Já falamos que existem tipos diferentes de investidores. Cada um é motivado por uma reação diante de suas aplicações, mesmo que tenham objetivos comuns. Quando você sabe em qual deles se encaixa, tem direcionamentos mais acertados e poupa qualquer arrependimento.

Mas saiba que, nessa jornada por esse conhecimento, você não estará sozinho. Quando você abre conta em um banco ou corretora, há a ajuda de um especialista para definir quais são os produtos indicados para seus investimentos. Definido o perfil por meio de um questionário, não haverá ofertas que não sejam adequadas a você — e fique tranquilo que há instituições de olho para garantir que essa regra seja seguida.

Com isso em mente, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Conservador

Esse perfil é de pessoas mais cautelosas, que não querem correr muitos riscos logo de cara. É como se fosse o Professor: prefere pensar minuciosamente antes de agir, considera cada detalhe que pode dar errado e opta pela opção segura, mesmo que não tenha tanto rendimento assim.

Moderado

Quem se enquadra nesse tipo, preza bastante pela segurança, mas consegue assumir alguns riscos — a exemplo de Nairóbi, uma das personagens de La Casa de Papel. Ela é versátil e sabe aproveitar cada momento (sendo ele arriscado ou tranquilo), assim como esse perfil de investidor.

Quando promove a paz entre os colegas, ela faz como o investidor moderado: conhece bem cada passo que pode ser dado adiante e mantém o equilíbrio entre segurança e risco — entende o que tem a perder e até que ponto consegue ir para ganhar.

Arrojado

Sabe quando a Tóquio age como se nada pudesse afetá-la e com a confiança de antecipar a sua vitória? O perfil arrojado é assim. Ele assume riscos e tem sempre o foco em aumentar seu patrimônio, mesmo que no meio do caminho se depare com alguma perda.

Com conhecimento profundo sobre os investimentos, esse perfil está em busca das maiores rentabilidades e age estrategicamente para conquistá-las.

4. Tenha um plano B

Em algum momento, seu planejamento sofrerá alguns desvios. Afinal, por mais que você tenha a responsabilidade de dar os passos certos em direção ao sucesso, há fatores externos que podem desviar o seu caminho. É por isso que um plano B e uma reserva financeira se fazem necessários.

Assim como os personagens da série conseguiram superar todos os imprevistos durante o desenrolar do plano, você deve ser capaz de fazer o mesmo. Pense em todas situações: o seu celular pode parar de funcionar, por exemplo, exigindo um gasto extra para o conserto ou a troca. Ter um modelo antigo para usar enquanto isso e ter uma reserva financeira para arcar com esses custos é fundamental.

Mas não é somente para situações assim que essa reserva financeira serve. Imagine que um de seus amigos convide seu grupo para curtir o final de semana prolongado na praia — mas de última hora. Se você já tem aquele dinheiro guardado, não vai perder essa oportunidade! E o melhor: tudo isso sem prejudicar as suas finanças.

5. Saiba lidar com o tempo

Quem assistiu a La Casa de Papel sabe que um dos ativos mais importantes tanto dentro quanto fora da Casa da Moeda era o tempo. Saber lidar com ele é uma dádiva e, para isso, é preciso entender como ele funciona e também como aproveitá-lo.

Investir para tirar do papel aquele plano de comprar um imóvel pode demandar bastante tempo e comprometimento. Se a quantia necessária for grande, você deve trabalhar com o longo prazo e não querer tudo depressa. Isso pode, inclusive, colocar em risco a saúde do planejamento.

Como vimos, lidamos melhor com dinheiro quando temos uma boa dose de organização e preparação. Assim, você consegue ter controle sobre suas finanças e evita que qualquer imprevisto coloque seus sonhos a perder. Portanto, tenha em mente essas lições adquiridas com a série La Casa de Papel.

Gostou deste texto e está em busca de mais informações sobre planejamento financeiro? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.