ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Investir pode ser mais simples do que você imagina, sabia? Mesmo que você tenha pouco conhecimento sobre o assunto, existem diversos profissionais de investimento que podem ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro.

Mas será que é preciso ter muito capital para contar com esse suporte na hora de investir? Na verdade, a resposta é não, pois os profissionais do mercado financeiro são bastante acessíveis, além de existirem diferentes opções de serviços.

Neste artigo, você entenderá quanto custa contar com profissionais de investimento para cuidar melhor do seu dinheiro. Vamos lá? 

Qual a importância de cuidar bem das finanças e dos investimentos?

Muitas vezes, as pessoas cuidam de diversas áreas da vida, como a saúde e a família, mas deixam de lado a parte financeira. Porém, é fundamental cuidar do seu dinheiro, o que envolve, entre outras tarefas, conhecer as vantagens de anotar e controlar gastos.

Isso é importante para garantir mais segurança financeira hoje e no futuro. Se você gasta mais do que recebe, por exemplo, é provável que adquira dívidas. Caso isso ocorra, pode ser necessário recorrer a um empréstimo, o que envolve o pagamento de juros.

No fim, a falta de cuidado com as finanças pode virar uma bola de neve. Isso também pode impedir que você comece a investir e dificulta o acúmulo de patrimônio ao longo do tempo para realizar seus sonhos.

Quando você faz investimentos, também pode criar uma renda passiva. Esse montante pode levar à sua liberdade ou independência financeira. Dessa forma, é possível ter muito mais segurança no futuro.

Ainda, se você tem mais conhecimento e controle sobre as suas finanças, fica mais fácil evitar cair em golpes financeiros. Afinal, esse tipo de fraude está cada vez mais comum e muitas pessoas ainda estão vulneráveis.

Quais profissionais podem ajudar você nessa jornada?

Entendeu como é importante cuidar bem das finanças e dos investimentos? Aqui, vale ressaltar que você não precisa trilhar essa jornada sozinho. Existem diversos profissionais que podem fornecer o suporte que você precisa.

Conheça alguns deles:

Consultor financeiro

Normalmente, o consultor financeiro atua de maneira independente. Ele pode realizar uma análise sobre o perfil e os objetivos do investidor, além de esclarecer eventuais dúvidas. Com essas informações, o profissional pode definir um plano adequado para o cliente alcançar as metas desejadas.

O consultor pode ter diversas certificações, como a Certificação de Especialistas em Investimentos (CEA). Porém, vale ressaltar que ele não pode realizar os investimentos por você e nem fazer análise de investimentos. Ele precisa ter um registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para poder atuar na área.

Planejador financeiro

O planejador financeiro tem foco em finanças pessoais e empresariais. Ele apoia o cliente na organização ou reestruturação do orçamento. Para isso, deve considerar seu perfil e objetivos. Afinal, a ideia é ajudar o investidor a equilibrar as finanças e fazer investimentos.

É comum que esse profissional tenha certificação CFP (Certified Financial Planner). Ela é reconhecida internacionalmente e o prepara para o exercício da atividade de planejador financeiro.

Especialista em investimentos

O especialista em investimentos é um profissional que possui a certificação de especialização em investimentos CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento).

Com esse selo, os profissionais do mercado financeiro podem assessorar gerentes de contas e recomendar produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos.

Gerente de banco

O gerente pode atuar em bancos públicos ou privados, atuando com o gerenciamento de correntistas e investidores. Ele é responsável por fazer a ligação entre a instituição financeira e os clientes. No entanto, seu foco principal não está apenas nos investimentos.

Esse profissional também precisa ter certificação específica para atuar no mercado financeiro. Nesse caso, é possível optar pela CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10) ou CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20).

Assessores de investimentos

O assessor de investimentos é responsável por apresentar as alternativas de investimento disponíveis no mercado. Contudo, a decisão de investir é inteiramente do investidor, embora o profissional possa ajudar tirando dúvidas e explicando conceitos.

Para atuar, o assessor deve estar vinculado a uma corretora ou banco de investimentos. Também é necessário ser aprovado em uma prova de certificação. A prova é aplicada pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord). Além disso, ele também precisa ter um registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para poder atuar na área.

Quais as vantagens de ter profissionais de investimento ao seu lado?

Como você viu, cada profissional pode ser útil de formas diferentes. Alguns podem ajudar com o planejamento financeiro e com os investimentos, enquanto outros podem tirar dúvidas sobre o mercado financeiro. Portanto, as vantagens de contar com esses profissionais são variadas.

Você pode contar com suporte profissional para perguntar sobre ativos, derivativos e produtos financeiros, por exemplo. Ao tirar suas dúvidas com os profissionais, você receberá informações claras e confiáveis sobre o mercado financeiro. Interessante, não é mesmo?

Esse suporte pode ajudá-lo a tomar decisões de investimento mais embasadas. Além disso, existem profissionais que podem auxiliá-lo na composição de uma carteira diversificada e na busca por melhores rentabilidades, entre outras atividades.

Outra vantagem é que o suporte ajuda a compreender os riscos do mercado e como eles podem afetar seus resultados. Essa também é uma forma de identificar quais são as oportunidades alinhadas com o seu perfil de investidor e estratégia. Assim, você poderá favorecer os resultados do seu portfólio. 

Contar com um profissional de investimento, então, pode fazer com que você aproveite melhor as oportunidades do mercado. Com isso, as escolhas acerca do seu patrimônio podem se tornar muito mais simples.

Quanto custa contar com profissionais de investimentos?

Você deve estar se perguntando se contar com profissionais de investimento para cuidar melhor do dinheiro é viável para quem não tem um elevado capital para investir, certo? Na prática, os custos também dependem de cada profissional.

O consultor e o planejador financeiro são remunerados diretamente pelos clientes então, por exemplo, podem cobrar um percentual previamente acordado. Já o gerente e o assessor de investimentos são remunerados pela instituição em que atuam ou recebendo um rebate dos produtos que vendem, então não têm custo direto para o investidor. Logo, vale a pena pesquisar para entender quais são os serviços mais adequados à sua realidade financeira e às suas necessidades.

Cabe ressaltar que, ainda que tenha custo, investir na sua saúde financeira e no suporte para tomar boas decisões sobre o seu patrimônio são fundamentais para ter uma vida mais tranquila. Esse processo também pode ajudar a conquistar os seus diferentes objetivos.

Agora você sabe que contar com profissionais de investimento para cuidar melhor do seu dinheiro pode ter custos variados — mas acessíveis. Portanto, pode ser interessante considerar contar com esse suporte, que pode fazer a diferença na montagem de uma carteira de investimentos mais alinhada ao seu perfil e objetivos.

Achou o assunto relevante? Então compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.