ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

O Tesouro Selic, título de renda fixa emitido pelo governo federal, caiu nas graças do investidor brasileiro pela facilidade de compra, a alta liquidez e a remuneração atraente na comparação com a tradicional caderneta de poupança. O título paga a variação da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, atualmente em 6,5% ao ano. Como base de comparação, a caderneta de poupança rende 70% da Selic, equivalente a 4,55% ao ano.

O que parecia uma alternativa óbvia de diversificação de investimentos em relação à poupança, entretanto, trazia uma “falha” que levava alguns investidores a registrar perdas na comparação com a caderneta. Isso acontecia com aqueles investidores que resgatavam (vendiam) o título em até seis meses após a aplicação, em datas que coincidissem com o “aniversário da poupança”, o período de 30 dias após o depósito que garante a remuneração do mês.

A culpa é do spread
A perda de rentabilidade ocorria devido à diferença entre a taxa de investimento e a taxa de venda do Tesouro Selic – o chamado spread. Via de regra, o valor do título é mais alto para quem compra e mais baixo para quem vende. Mas o spread prejudicava a rentabilidade do investidor que resgatava o Tesouro Selic no aniversário da poupança. Some-se a isso o desconto do imposto de renda e a remuneração líquida do investidor era prejudicada.

O que mudou
Para resolver o problema, o Tesouro Nacional anunciou no início de abril uma redução do spread de 0,04% ao ano para 0,01% ao ano. Com a mudança, agora o Tesouro Selic passa a render sempre mais do que a poupança. “A alteração é parte do contínuo processo de aprimoramentos no Tesouro Direto e terá como resultado a redução dos custos de aplicação para o investidor e, consequentemente, o aumento de sua rentabilidade líquida”, diz nota do Tesouro Nacional.

Por dentro do Tesouro Selic

O título
O Tesouro Selic é um título de dívida emitido pelo governo federal e atrelado à Selic, a taxa básica de juros, atualmente fixada em 6,5% ao ano

Investimento mínimo

O Tesouro Selic 2025, o título disponível atualmente, requer investimento mínimo de R$ 100,52 (em abril de 2019). A taxa de custódia, ou seja, a guarda do produto, é de 0,25% ao ano

Vantagens

Desvantagens

 

Leia também:

O que significa precificação, volatilidade, variação cambial e spread?

IMA: conheça o índica que acompanha o mercado de renda fixa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.