ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Se o seu objetivo é ter uma fonte de renda passiva, sem depender do trabalho, você provavelmente já ouviu falar que investir em imóveis pode ser uma boa alternativa, não é mesmo? Afinal, o mercado imobiliário sempre pareceu ser interessante para muitos brasileiros.

Por isso, é comum encontrar pessoas que acreditam que ter propriedades é o melhor negócio quando se fala em investir. Embora a decisão sobre essa compra dependa dos objetivos e necessidades de cada um, é importante saber que você pode fazer investimentos em imóveis por meio do mercado financeiro.

Que tal aprender mais sobre o assunto? Neste artigo, você entenderá como é possível investir em imóveis sem ter que comprar uma propriedade física.

Vamos lá?

É possível investir em imóveis sem a necessidade da compra física?

 

Investir em imóveis faz parte da cultura do nosso país. E, com a valorização do mercado imobiliário brasileiro ao longo de vários anos, muita gente se convenceu de que comprar imóveis seria um excelente negócio. Afinal, você se torna dono do bem e ainda pode lucrar com aluguéis ou com uma futura venda. Parece interessante, não é mesmo?

Mas você sabia que existem alternativas mais simples e muito mais acessíveis no mercado financeiro para quem deseja investir em imóveis? Esse é o caso dos fundos de investimento imobiliário (FIIs), que você conhecerá melhor a seguir.

O que são os fundos imobiliários (FIIs)?

 

Os fundos imobiliários são uma modalidade coletiva de investimento. Assim, eles permitem a participação de diversos investidores interessados em investir no setor de imóveis. Para isso, os FIIs são organizados de forma similar a um condomínio e precisam seguir as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Se você quiser participar de um fundo imobiliário, será preciso adquirir cotas desses fundos. Elas representam uma parcela do patrimônio líquido do FII. Assim, ao comprar cotas, o investidor passa a participar dos resultados do fundo —de acordo com a quantidade de cotas que ele possui.

Na prática, é possível ter ganhos de duas formas principais com os FIIs. A primeira delas é por meio da valorização das cotas. Ou seja, quando você vende sua cota por um preço maior do que o valor pago. A segunda maneira envolve o recebimento de rendimentos — uma parcela dos lucros do fundo, que é dividida entre os cotistas.

Como funcionam os FIIs?

 

Após entender o que são FIIs, fica mais fácil compreender como eles funcionam. Em primeiro lugar, é preciso saber que os recursos do fundo, aportados pelos investidores, são administrados por um gestor, que pode investir em imóveis, títulos de renda fixa relacionados ao mercado imobiliário ou cotas de outros FIIs.

Porém, a alocação dos recursos deve seguir a estratégia definida pelo fundo. Por exemplo: se o fundo tiver como principal estratégia aplicar os recursos na construção e/ou exploração de imóveis físicos, esse FII será chamado de Fundo de Tijolo. Entretanto, se a estratégia do fundo for aplicar o recurso em ativos financeiros do setor imobiliário (como, por exemplo, CRIs, LCIs etc.), será chamado de Fundo de Papel.

Além disso, os FIIs são fundos do tipo condomínio fechado. Isso significa que uma quantidade de cotas é disponibilizada no mercado durante a oferta pública inicial (IPO) e os investidores interessados podem adquiri-las diretamente do fundo. Depois, essas cotas passam a ser negociadas apenas entre os investidores.

Ou seja, se o investidor não quiser mais permanecer como cotista do fundo, ele precisará vender suas cotas para outra pessoa para receber de volta os seus recursos.

Essas negociações são realizadas no chamado mercado secundário. Em ambas as situações, as negociações acontecem por meio da bolsa de valores brasileira (B3).

Quais são as principais características desse investimento?

Agora você sabe o que são e como funcionam os fundos imobiliários. Assim, fica mais fácil aprender mais sobre as principais características desse investimento.

Na prática, os FIIs são divididos em três tipos, conforme os ativos nos quais eles investem.

Confira as principais diferenças entre eles:

Como cada tipo de FII possui características diferentes, eles também geram resultados diversos aos cotistas. Por esse motivo, é interessante investir em mais de um fundo imobiliário e diversificar a carteira de investimentos com eles. Mas é importante que essa decisão faça sentido para os seus objetivos financeiros, horizonte de investimentos e perfil de investidor, combinado?

Quais são as vantagens e riscos dessa alternativa?

Essa modalidade de investimento faz sentido para você? Então saiba que, antes de investir em fundos imobiliários, é preciso conhecer as vantagens e riscos dos FIIs.

Primeiro, vale a pena considerar a praticidade do investimento. Afinal, com os FIIs, é possível participar do mercado de imóveis e se expor a grandes empreendimentos imobiliários mesmo com pouco dinheiro.

Outra vantagem dos fundos imobiliários é a possibilidade de receber renda passiva, a partir dos rendimentos. Na prática, é como se você estivesse recebendo uma pequena parcela do aluguel desses empreendimentos.

Por fim, é importante saber que não incide Imposto de Renda sobre os rendimentos recebidos pelo investidor pessoa física. Isso se o cotista detiver menos de 10% das cotas do fundo, se o fundo tiver pelo menos 50 cotistas e suas cotas forem negociadas em bolsa de valores ou mercado de balcão organizado. Interessante, não é mesmo?

No entanto, também é preciso considerar os riscos. Os FIIs são investimentos que fazem parte da classe da renda variável e, portanto, não há garantias de retornos financeiros. Assim, é relevante avaliar se você fica confortável com o nível de risco desse investimento.

Como investir em FII?

 

Gostou de conhecer os fundos de investimento imobiliário? Se você se interessou pelo investimento, precisa saber como investir nessa alternativa. Antes de decidir qual FII deve fazer parte da sua carteira, avalie seu perfil de investidor, horizonte de investimentos e objetivos financeiros.

Por estarem expostos à volatilidade do mercado, é comum que os FIIs se alinhem melhor às estratégias de investidores moderados e arrojados, que apresentam maior tolerância aos riscos.

Para investir, você também precisa abrir conta em uma instituição financeira. Como as cotas dos fundos imobiliários são negociadas na bolsa de valores, você precisará ter acesso ao home broker da instituição. Essa é a plataforma que conecta o investidor ao ambiente de negociação da B3. 

Com a conta aberta, transfira os recursos financeiros necessários para fazer as negociações. Em seguida, acesse o home broker e digite o código do FII que você deseja incluir na sua carteira de investimentos. Em geral, ele é composto por quatro letras seguidas pelo número 11.

Depois, basta emitir a ordem de compra. Após a liquidação da operação, que ocorre em 2 dias, as cotas dos FIIs estarão disponíveis na sua carteira de investimentos.

Viu como é possível investir em imóveis de forma prática e acessível? Se você se interessou pelos fundos imobiliários, não deixe de analisar seu perfil, horizonte e objetivos e avaliar as alternativas disponíveis no mercado antes de fazer o seu investimento.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para conhecer quais tipos de fundos existem no Brasil!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.