ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Na hora de investir e montar uma carteira diversificada, você não precisa se limitar a operações individuais disponíveis no mercado. Você pode investir em diversos ativos de uma só vez para isso, basta recorrer aos diferentes tipos de fundos.

Os fundos te permitem ter acesso a múltiplos investimentos e obter inúmeras vantagens. Porém, é preciso considerar os riscos e as características de cada fundo para tomar decisões alinhadas às suas estratégias.

Então, que tal descobrir quais são os tipos de fundos de investimento que existem no mercado e como eles funcionam? Continue a leitura e saiba mais!

O que são e como funcionam os fundos de investimento?

Para entender o que são fundos de investimentos, vale pensar nas situações em que uma pessoa arrecada o dinheiro de diversas pessoas e toma as decisões em benefício de todos. Você já passou por isso? Isso é bastante comum ao se unir com amigos para fazer um churrasco, por exemplo.

Isso também acontece nos condomínios, quando os moradores contribuem com suas cotas para a manutenção dos espaços comuns. Uma lógica semelhante se aplica aos fundos de investimento, já que eles são aplicações financeiras que funcionam de modo coletivo.

Nesse caso, os investidores compram cotas para participar do fundo e receber, proporcionalmente os resultados. O dinheiro é movimentado por um  gestor profissional, que fica responsável por avaliar e selecionar os ativos que fará parte do fundo.

A intenção é gerar resultados que beneficiem a todos os envolvidos, seguindo a estratégia definida no regulamento do fundo. Interessante, não é mesmo?

Quais são os principais tipos de fundos do mercado brasileiro?

Além de entender o conceito de fundos de investimento, é preciso saber que eles podem ter objetivos e funcionamento diferentes. Quer saber mais? Veja quais são os principais tipos de fundos disponíveis no Brasil e saiba como funcionam!

Fundo de renda fixa

O fundo de renda fixa é aquele que aloca a maior parte dos recursos em títulos públicos e privados ou cotas de outros fundos de renda fixa. Ainda, eles podem ser divididos em outros tipos. Conheça alguns dos principais:

Fundo de ações

Já o fundo de ações se caracteriza por direcionar a maior parte dos recursos para ativos relacionados a esses papéis. Logo, ele pode ter em seu portfólio:

Esse veículo de investimento também pode adotar estratégias específicas na escolha dos ativos. É o caso dos fundos ASG, que focam em fundos de ações de empresas sustentáveis.

Fundo de índice (ETF)

O fundo de índice ou exchange traded fund (ETF) se caracteriza por replicar a carteira teórica de um índice de mercado nacional ou internacional. Com isso, seu rendimento, antes de taxas e impostos, é semelhante ao do índice espelhado.

Fundo de investimento imobiliário (FII)

Também existem fundos imobiliários, que focam no setor de imóveis. Nesse caso, eles podem ser classificados em três tipos principais:

Fundo de ouro

O fundo de ouro prioriza a realização de investimentos em ativos que estejam atrelados ao ouro. O objetivo costuma ser acompanhar e representar o valor do ouro no mercado.

Fundo cambial

O fundo cambial prioriza os investimentos em ativos relacionados às moedas estrangeiras. Com isso, os resultados também estão atrelados ao comportamento das variações cambiais.

Fundo multimercado

O fundo multimercado tem mais flexibilidade para definir a própria estratégia de investimento. Com mais liberdade de gestão, o fundo pode investir em várias classes de ativos, mas sempre de acordo com o que foi definido no seu regulamento.

Quais são as vantagens e os riscos de investir em fundos?

Após conhecer os tipos de fundos, é importante entender as vantagens que eles proporcionam. Existem fundos de investimento que exigem aportes mínimos. Mas também há fundos que você pode investir um valor superbaixo, como R$ 50,00, por exemplo. Então é possível começar investindo pouco — e, ainda assim, ter acesso a oportunidades variadas.

Além disso, os fundos podem ajudar na diversificação da carteira, especialmente diante da variedade do portfólio que cada produto costuma apresentar. Assim, você tem a chance de diluir parte dos riscos e de evitar a concentração financeira.

Esse é um modo prático de investir. Você não precisa realizar as operações no fundo, pois isso é responsabilidade do gestor. Logo, não precisa ser um expert em investimentos para investir em fundos. É claro, que ajuda de um profissional de investimento para orientar nas decisões é sempre bem-vinda.

Já os riscos estão associados, principalmente, à estratégia e à composição do portfólio. Um fundo de renda fixa, por exemplo, tende a apresentar menos riscos que um fundo de renda variável. Faz sentido, não é?

Para quem é esse tipo de investimento?

Agora que você conhece as características dos tipos de fundos de investimento, vale refletir para quem eles podem ser indicados. Na verdade, existem alternativas que se adaptam a diferentes tipos de perfil de investidor e estratégia de investimento.

Para encontrar as opções mais adequadas para  você, é preciso fazer uma análise de investimento incluindo regras, riscos e estratégia de alocação.

Além disso, vale conferir nas regras do fundo qual o investimento mínimo exigido. Existem fundos que exigem um determinado valor para entrar no investimento. Portanto, fundos com aportes iniciais maiores são opções mais restritas do mercado financeiro.

Agora você sabe quais são os principais tipos de fundos do mercado e como eles funcionam. Considerando seu perfil, sua estratégia e as características de cada fundo de investimento, você pode escolher a alternativa mais adequada para fazer parte da sua carteira!

Tem dúvida sobre os fundos ou sobre o funcionamento deles? Deixe o seu comentário para que possamos ajudar!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.