ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), que mantém o Como Investir, é uma entidade do mercado financeiro que representa cerca de 300 instituições.

A Associação atua com foco em quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar. Entre suas responsabilidades de educação dentro do sistema financeiro, está a certificação dos profissionais que atuam na comercialização de produtos de investimento, como gerente de bancos, gestores de fundos, etc.

As provas de certificação da ANBIMA foram criadas para garantir a qualificação desses profissionais, atestando seu conhecimento sobre as regras e a legislação dos investimentos. Estas certificações são uma exigência do Banco Central e garantem a qualificação dos profissionais que trabalham no sistema financeiro.

Certificações obrigatórias

CPA-10

A Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 (CPA-10) certifica profissionais que oferecem produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias, ou plataformas de atendimento. Um exemplo de profissional que precisa desse tipo de certificação é o gerente do banco.

CPA-20

A Certificação Profissional ANBIMA – Série 20 (CPA-20) também certifica aqueles profissionais que oferecem produtos de investimento diretamente ao público, mas nesse caso, são profissionais que trabalham em segmentos diferenciados com investidores de maior renda:  private (clientes que possuem em geral mais de R$ 1 milhão para investir), corporate (empresas) e investidores institucionais (grandes investidores corporativos como fundos, seguradoras, bancos, etc.). Esses profissionais também atuam em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

CGA

A Certificação de Gestores ANBIMA (CGA) certifica os profissionais que fazem a gestão de recursos de terceiros. Eles podem gerir fundos e clubes de investimento, por exemplo.

CEA

A Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA) certifica os profissionais que assessoram os gerentes do banco, com informações sobre os produtos de investimento, podendo também oferecer produtos diretamente aos clientes.

Fique ligado!

Para o investidor, é importante poder consultar profissionais certificados, com conhecimento para explicar os produtos e dar informações que o auxiliem na tomada de decisão. É fundamental que o investidor conte com esses profissionais para tirar dúvidas e solicitar a oferta de produtos condizentes com seu perfil e seus objetivos.

Mais sobre esse assunto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.