ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Se perguntássemos quem deseja ter mais dinheiro, dificilmente alguém responderia a essa pergunta de forma negativa, certo? Ter uma renda maior e aumentar patrimônio é o desejo de muitas pessoas. Mas, infelizmente, nem todas sabem como fazer isso.

De fato, não é assim tão simples encontrar o caminho para construir uma boa base financeira. Pensando nisso, preparamos este post especial sobre o assunto. Lendo este conteúdo, você vai aprender as dicas básicas de que precisa para superar as dificuldades e saber, de uma vez por todas, como maximizar seus bens!

Como aumentar seu patrimônio?

O primeiro passo para conseguir acumular patrimônio é saber do que estamos falando aqui. Pode parecer um conceito óbvio, mas não é! Na verdade, muitos brasileiros têm uma ideia bastante equivocada sobre o assunto.

Por exemplo, é comum que, ao ouvirem falar de patrimônio, as pessoas logo pensem em comprar bens duráveis — como veículos e imóveis. Outras vão ligar esse termo ao volume da renda, considerando que somente quem ganha altos salários pode ter um grande patrimônio.

Essas ideias não estão totalmente corretas. Primeiro, é preciso entender que patrimônio não é apenas o dinheiro que você recebe, e sim aquilo que você tem, como uma casa, um carro, ou seja, alguém que tem um salário generoso, mas não investe em algo, não consegue acumular patrimônio.

Outra diferença importante é em relação aos bens passivos e ativos. Um carro e uma casa são patrimônios, claro, mas talvez não sejam os melhores exemplos de acumulação. Afinal, você está usando essas coisas e pagando por elas — portanto, funcionam como passivos.

Já bens ativos dizem respeito àquilo que lhe gera renda. Nesse sentido, um investimento financeiro é ativo, porque você recebe lucro por ele. Um imóvel colocado para aluguel também é uma forma de bem ativo.

E por que é importante saber tudo isso? Porque esse tipo de conhecimento vai ser fundamental na sua acumulação de patrimônio. Quem compreende essas particularidades consegue fazer escolhas financeiras mais eficientes e, por consequência, enriquecer.

6 hacks para aumentar seu patrimônio

Nesta seção, reunimos os principais hacks que você precisa colocar em ação para ver seu patrimônio crescer. Confira quais são eles!

1. Faça um planejamento financeiro

É preciso começar pelo início. Ou seja, o aumento de patrimônio só é viável quando você consegue organizar suas finanças e montar um planejamento com elas.

A etapa básica para fazer isso é anotar todos os seus gastos ao longo de um mês. Com esses dados registrados, é possível entender como está o seu padrão de consumo e quais mudanças podem ser úteis para melhorar a eficiência no uso do seu dinheiro.

2. Visualize o futuro

A principal ideia por trás do acúmulo de patrimônio é a construção de um amanhã tranquilo. É importante aproveitar os nossos anos mais produtivos para acumular bens que nos proporcionem qualidade de vida quando não tivermos a mesma energia para trabalhar.

Por isso, uma prática interessante para aplicar desde já é a visualização do futuro. Tenha clareza de que as escolhas feitas no presente influenciam de maneira profunda a forma como você vai viver nos próximos anos.

Então, é tempo de repensar seu padrão de vida atual para tornar possível a realização de seus planos. Seu maior objetivo deve ser equilibrar a satisfação no momento e a felicidade em longo prazo. Em outras palavras: priorizar o bem-estar hoje, mas sem deixar de poupar para os dias que virão.

3. Pague-se primeiro

Depois de reconhecer a relevância da economia preventiva, você precisa se comprometer com essa prática. Afinal, a rotina e os desejos momentâneos geram inúmeros obstáculos para que você siga suas metas de poupança.

Em um mês, surge uma viagem interessante para fazer. Em outro, a fatura do cartão de crédito fica mais alta do que você esperava. No seguinte, aparecem gastos imprevistos com lazer ou presentes de aniversário… O fato é que sempre vão haver distrações.

Por isso, a dica é se pagar primeiro: encare sua reserva de dinheiro como um salário que está pagando a si mesmo. Logo que receber sua renda, reserve esse valor e passe o restante do mês com a quantia que sobrou na conta.

4. Faça investimentos

Quando falamos para reservar um valor, o ideal não é deixá-lo na própria conta corrente, junto do salário. Sem sombra de dúvidas, a melhor opção é colocar o dinheiro do seu patrimônio em investimentos. Assim, ele fica aplicado em locais de acesso mais limitado, evitando gastos de ocasião.

Além disso, investir é o pontapé inicial de uma grande parceira para seu objetivo de enriquecer: a rentabilidade. Com os investimentos, é possível utilizar seu dinheiro para obter lucros e multiplicar a quantia que você tem. É por isso que os chamamos de bens ativos.

A partir do momento em que souber organizar suas finanças e investir, a acumulação do seu patrimônio vai ficar muito mais fácil.

5. Amplie sua renda

É possível começar a investir com pouco dinheiro, mas ter estratégias para aumentar sua receita é uma ótima maneira de acelerar o crescimento do seu patrimônio. Afinal, ganhando mais, você pode fazer investimentos melhores e obter rendimentos mais expressivos.

Com o tempo, pode até alcançar o status de independência financeira — isto é, quando o rendimento dos seus investimentos é suficiente para custear seu padrão de vida. Quer chegar a esse patamar? Desenvolva formas de aumentar a renda, por exemplo, buscando mais capacitação para seu trabalho ou empreendendo.

6. Prepare-se para correr riscos

De forma geral, as maiores possibilidades de rentabilidade nos investimentos são acompanhadas por riscos altos. Bons exemplos são os investimentos feitos na bolsa de valores, por meio do mercado de capitais.

Buscar conhecimento sobre isso e investir seu dinheiro de maneira estratégica gera boas oportunidades de ganhos. Assim, é um ótimo hack para acelerar seu acúmulo de patrimônio. Para construir uma base sólida, comece arriscando pouco e, com o tempo, vá se aprofundando em investimentos mais arrojados.

Com as dicas deste conteúdo, você vai ser capaz de aumentar patrimônio e conquistar grandes sonhos. Organizar as finanças e começar desde já a investir para seu futuro é uma atitude que, sem dúvidas, vale a pena. Tenha isto em mente: o equilíbrio financeiro é essencial para a qualidade de vida!

E então, nossas orientações foram úteis? Assine a newsletter do blog para se manter atualizado sobre saúde financeira!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.