“Imperdível”, “Tudo pela metade do preço”, “Corra que vai acabar”. Você já deve ter recebido e-mails e mensagens com promoções da Black Friday, certo? O evento oficial de descontos do varejo será no dia 26, mas a tentação vem muito antes. O problema é que o bolso pode sofrer depois. “É cilada, Bino”.
Em ocasiões como a Black Friday, muitas vezes compramos por impulso, sem parar para pensar se estamos fazendo uma boa escolha ou mesmo se precisamos de determinado produto, por exemplo.
“Mas é uma oportunidade de ouro. Não quero perder”. Eis uma armadilha, daquelas que ficam bem traiçoeiras e mais fortes quando surgem promoções, descontos “imperdíveis”. Muitas vezes não nos damos conta disso e caímos rapidinho, com medo de perder uma chance que, na nossa cabeça, pode ser a última. Calma que tudo isso tem explicação.
Aversão à perda
Uma das armadilhas mentais que ajudam a explicar esse tipo de comportamento é chamada de “aversão à perda”. Traduzindo em miúdos: costumamos atribuir maior importância às perdas do que aos ganhos, e isso acaba nos levando a correr mais riscos, consequentemente.
Na prática, sentimos a dor da perda de maneira muito mais intensa do que o prazer de ganhar algo. É o que diversos estudos de ciências comportamentais já mostraram ao longo do tempo. Como assim? Voltando à Black Friday…
Expressões como “você não pode perder” e “corra antes que acabe”, por exemplo, de certa forma “acionam” nosso medo de perder. Afinal, será que vamos conseguir comprar aquela tão sonhada TV por esse preço “imbatível”? E assim ficamos expostos a verdadeiras armadilhas disfarçadas de chances imperdíveis.
Pare e pense
Por mais que a tentação seja grande, antes de sair por aí comprando tudo o que estiver em promoção, com descontos “imperdíveis”, vale parar e pensar. Outra dica: parar e pensar. E mais uma vez, parar e pensar. Brincadeiras à parte, essa reflexão ajuda a entender se aquela compra é realmente uma boa escolha ou apenas consumo por impulso.
Também vale se questionar: mesmo com o preço mais baixo, essa compra cabe no meu orçamento? Como vou pagá-la? Já sabemos que o cartão de crédito, quando usado sem controle, pode virar de aliado a inimigo num estalar de dedos.
Outra reflexão que você pode fazer para não cair em armadilhas: o preço que você viu é realmente o mais baixo? Por mais que esteja escrito “pela metade do preço”, pesquise em outras lojas, compare as opções. Faça isso antes que a Black Friday chegue. Prevenir é sempre o melhor remédio.
E, sim, dá pra aproveitar as promoções no dia 23, desde que você (ah, agora você já sabe!) pare e pense.
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