ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Em muitas situações, investir é como navegar em um barco. Às vezes, o mar está calmo e permite que você aproveite a vista. Em outros momentos, entretanto, é preciso superar grandes ondas e um ambiente revolto e instável.

Nesse exemplo, a volatilidade dos investimentos é como se fosse a tempestade que agita o mar e que pode trazer instabilidade ao barco. Como essa característica é relativamente comum no mercado, é necessário entender o que ela representa e como lidar com seus efeitos.

Neste artigo, você vai conhecer melhor a volatilidade dos investimentos e aprender como se proteger dessa situação.

Confira!

O que significa volatilidade no mercado de investimentos?

 

Para começar, é importante compreender o conceito de volatilidade. Ela serve como uma medida das oscilações do mercado financeiro e depende de dois fatores: da intensidade e da frequência das mudanças.

Ou seja, quanto mais oscilações ocorrerem e quanto mais profundas elas forem, mais volátil é o mercado. Na analogia do oceano, é como medir o tamanho das ondas e/ou a frequência com a qual elas aparecem.

Quer ver alguns exemplos de fatores que podem causar volatilidade nos mercados? Vamos lá!

Uma situação que podemos usar como exemplo, é a alta da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, que serve de referência para todas as outras taxas e é definida pelo Banco Central.

Quando a aceleração dos preços é muito alta, os índices inflacionários avançam rapidamente. Como consequência, é possível que ocorram mudanças intensas de política econômica, como, por exemplo, o aumento da Selic, para controlar o consumo.

Se a taxa Selic sobe diversas vezes, os investimentos começam a ser impactados. Logo, consecutivas alterações dessa taxa podem elevar a volatilidade do mercado.

Outro exemplo envolve a bolsa de valores. Num ambiente de guerra, por exemplo, é comum observar altas e baixas ao longo dos pregões devido às incertezas. Porém, a volatilidade aumenta quando a bolsa apresenta movimentos de queda mais fortes em curtos períodos, por exemplo.

Quais riscos os cenários de instabilidade trazem para quem investe?

Até aqui, você entendeu o que significa a volatilidade do mercado de investimentos, certo? Agora, é interessante compreender como essa característica pode afetar os seus investimentos e a tomada de decisão ao compor seu portfólio.

Um dos pontos principais inclui os riscos mais elevados. Ou seja, um mercado mais volátil se torna menos seguro, porque passa a ser menos previsível. Portanto, o aumento da instabilidade eleva sua exposição ao prejuízo.

De volta à analogia do barco, uma tempestade aumenta as ondas e faz com que elas fiquem mais intensas, não é mesmo? Logo, fica mais difícil conduzir o barco e é preciso atenção para ele conseguir superar essa condição em segurança.

No caso dos investimentos, também é preciso reforçar os cuidados diante da volatilidade. Assim, você diminui os riscos de sofrer perdas em sua estratégia e amplia as chances de atingir os seus objetivos financeiros, mesmo diante de um cenário instável.

Como proteger os investimentos nessa situação?

A vantagem de aprender a lidar com a volatilidade é que você pode se tornar um investidor melhor e mais preparado. Afinal, como dizem, um mar calmo nunca fez bom marinheiro, não é mesmo?

Quer descobrir como proteger seus investimentos quando a volatilidade está alta? Veja o que fazer!

Mantenha seu plano de investimento

Imagine se, a cada tempestade enfrentada, os barcos mudassem de direção. No final, nenhuma embarcação chegaria ao seu destino original, certo? Isso também acontece com os investimentos.

Em vez de reagir a cada condição do mercado, o ideal é manter o seu plano de investimentos definido com base na sua estratégia. Assim, você sabe como agir mesmo diante das oscilações — e aumenta as chances de atingir seus objetivos financeiros.

Pense em um plano para investir em ações. Nesse caso, você deve fazer uma análise fundamentalista e escolher os papéis conforme as suas perspectivas para a empresa. Esse investimento é feito para o longo prazo, concorda?

Então, mesmo que a bolsa de valores entre em queda e a volatilidade aumente, é importante manter seu plano. Afinal, o objetivo não é ter ganhos imediatos e, sim, construir o retorno ao longo do tempo. Ao evitar fazer mudanças o tempo todo, você controla uma parte dos riscos.

Faça investimentos frequentes

Algumas pessoas acham que a volatilidade significa um sinal vermelho para os investimentos. Então o aumento na oscilação seria um indício para interromper novas aplicações. Porém, essa não é sempre a melhor opção.

Afinal, se você esperar o momento perfeito para investir, é provável que nunca faça seu dinheiro render. Além disso, tenha em mente que a volatilidade é um movimento comum no mercado financeiro — e é preciso saber lidar com ela. Por isso, fazer investimentos frequentes pode trazer equilíbrio ao longo do tempo.

A consistência serve para se manter no rumo certo, ainda que o mar esteja mais agitado. Depois que as ondas diminuírem e o sol voltar a brilhar no mercado, você terá um patrimônio maior graças aos investimentos realizados durante essa jornada.

Diversifique a carteira

Como você acompanhou, a volatilidade aumenta os riscos no mercado. Para lidar com essa situação, uma das dicas inclui diversificar a carteira. A ideia é buscar investimentos que tenham comportamentos diferentes, em vez de deixar todo o seu dinheiro sujeito às mesmas condições.

Quer um exemplo? Você pode montar uma carteira diversificada ao unir o investimento de renda variável às aplicações financeiras da renda fixa pós-fixada. Também pode ser interessante investir no curto e no longo prazo, em setores diferentes da economia e com estratégias variadas.

Considere aproveitar as oportunidades do momento

 

Até aqui, você viu que a volatilidade dos investimentos eleva o risco e que é preciso se proteger. Mas sabia que também podem existir oportunidades nesse cenário? Dependendo do seu perfil de investidor e dos seus objetivos financeiros, é possível explorar essa situação a seu favor.

Se a volatilidade for causada pelo aumento da Selic, por exemplo, uma possibilidade pode ser os investimentos em renda fixa pós-fixada. Afinal, essas aplicações se tornam mais rentáveis daí pra frente porque têm retornos atrelados à taxa Selic.

Já a baixa da bolsa de valores pode trazer oportunidades de investimento em ações. Se uma empresa permanece sólida e com bons fundamentos, a queda no preço dela pode trazer a oportunidade de comprar os papéis por preços mais atrativos.

Neste artigo, você aprendeu como a volatilidade pode afetar os investimentos e como é possível se proteger dela ou até mesmo aproveitar para fazer novas aplicações. Assim, você pode navegar pelo mercado financeiro de forma mais segura, sem deixar de atingir seus objetivos.

Quer aprender mais sobre as oscilações no mercado? Veja o que ocorre com a bolsa e com os fundos de investimento durante as crises!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.