ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

A Letra de Câmbio é uma modalidade de investimento que faz parte do grupo de aplicações em renda fixa. Nele, todas as regras de remuneração já estão definidas no momento em que você investe. Mas, antes de investir em LC, é importante que você conheça os seus principais conceitos, vantagens e riscos.

Ao aprofundar os seus conhecimentos sobre mercado de investimentos, você vai perceber que existem diversas razões para escolher as Letras de Câmbio para compor a carteira. Isso porque, na prática, a decisão de comprar ou não um investimento está ligada a fatores como os objetivos, planejamento financeiro e o perfil do investidor.

Quer entender melhor como funciona a Letra de Câmbio e saber quais são as suas características? Acompanhe e descubra!

Saiba como funciona

A Letra de Câmbio é um produto em renda fixa privada que, apesar do nome, não tem nenhuma relação com moedas estrangeiras. Na verdade ela é muito semelhante aos Certificados de Depósito Bancário (CDBs). A diferença entre eles é que as LCs são emitidas por financeiras, enquanto os CDBs são emitidos por instituições bancárias.

Nos dois casos, o investidor empresta uma determinada quantia em dinheiro para o banco ou financeira e recebe esse valor acrescido de uma remuneração — que é o lucro do seu investimento.

Assim, o investidor que opta pela LC está emprestando o seu dinheiro para determinada instituição financeira, com a garantia de que, após certo período de tempo, receberá a quantia emprestada com o acréscimo dos juros combinados.

As Letras de Câmbio podem ser encontradas pelos investidores em financeiras, corretoras, distribuidoras de valores e títulos mobiliários.

Conheça as vantagens das Letras de Câmbio

Investir em LC pode trazer algumas vantagens para o investidor. As três principais que merecem destaque são: a garantia dada pelo Fundo Garantidor de Crédito, os rendimentos e a oportunidade de diversificação. Conheça-as a seguir!

Fundo Garantidor de Crédito

Por ser um investimento assegurado pelo FGC, a LC é sinônimo de segurança. Isso porque, no caso de algum desacordo com a instituição financeira emissora da Letra de Câmbio, o investidor pode receber o seu dinheiro de volta pelo Fundo Garantidor de Crédito, no limite de R$ 250.000,00 por instituição e R$ 1 milhão por CPF.

Rendimentos

Outra vantagem é o rendimento. Entre os investimentos de renda fixa, a Letra de Câmbio é a que costuma pagar taxas mais altas. Mas isso não é à toa, LCs costumam pagar mais porque o risco de crédito é maior, já que normalmente as financeiras apresentam maior risco que os bancos.

Diversificação da carteira

Essa é uma opção de investimento interessante para quem busca diversificar a composição da carteira — pois ela é um mecanismo de segurança que contribui para que o investidor tenha resultados mais interessantes.

Assim, se um investimento da carteira não tiver resultados satisfatórios, ainda existem outros produtos que podem compensar eventuais insucessos.

Conheça os riscos do investimento

Assim como outros tipos de investimento, a LC também oferece alguns riscos, dos quais você precisa estar ciente. Veja!

Risco de crédito

O risco de crédito é a capacidade de pagamento da instituição financeira que emite a LC. Então imagine se ela falir ou algo do tipo. Neste caso, ela não poderá te pagar o rendimento do seu investimentos. Por isso, apesar de não ser muito comum isso acontecer, é importante ficar atento ao valor do investimento e aos limites de cobertura do FGC.

Risco de mercado

No caso do risco de mercado, ele diz respeito à variação no preços (inflação), nas taxas de juros e no câmbio. É quando acontece alguma coisa inesperada na Economia, sabe?

Explicando melhor, quando você investe em uma Letra de Câmbio, ela se referencia em algum indicador — como IPCA ou taxa DI, por exemplo — e o risco de mercado se realiza quando acontece alguma coisa na economia que impacta negativamente no indicador no qual o seu investimento está referenciado.

Risco de liquidez

O risco de liquidez corresponde à possibilidade de o investidor perder o dinheiro ao sacar o investimento. É um risco que está presente nas LCs que tem prazo de carência ou prazo para resgate.

Quando você faz o investimento estes prazos já ficam acordados — eles determinam quanto tempo o seu dinheiro precisa ficar na financeira antes de você resgatar, e demora do momento em que você pede o resgate até o momento em que o dinheiro cai na sua conta.

Descubra os prazos de liquidez e carência

Ao optar pela LC, é importante ficar de olho no prazo de liquidez e na carência dos títulos, pois todos eles têm prazos de vencimento, que variam para cada instituição. Também é possível que exista carência para resgate, ou seja, o saque da quantia só é permitido após certo período de tempo.

As LCs podem ter liquidez diária após o prazo de carência, mas o mais comum é que só seja possível resgatar os recursos no vencimento. Por isso, confira bem as regras e os principais requisitos com a instituição financeira emissora.

Quando você faz o investimento esses prazos já ficam acordados — eles determinam quanto tempo o seu dinheiro precisa ficar na financeira antes de você resgatar e a demora do momento em que você pede o resgate até o momento em que o dinheiro cai na sua conta.

5 aspectos que devem ser considerados antes de investir

Se você está pensando em investir em LC, é importante ficar atento a cinco cuidados essenciais — que devem ser tomados antes de aplicar o capital nesse modelo de investimento. Confira quais são eles!

1. Prazo de carência

O primeiro aspecto está ligado à verificação do prazo de carência: lembre-se que você não poderá movimentar o capital aplicado durante esse período, por isso, pense bem se essa situação não vai te oferecer riscos.

2. Liquidez

Neste momento, também é preciso verificar as regras atreladas à liquidez, como mencionamos.

3. Valor mínimo

O terceiro ponto diz respeito ao investimento mínimo exigido pela financeira. Então, faça uma análise e veja se o capital a ser investido alcança a determinação de aplicação mínima para LC da financeira.

4. Remuneração

O próximo aspecto tem a ver com a remuneração — você terá todas as informações sobre ela no momento da compra. Ela pode ser pré-fixada ou pós-fixada.

Nas letras de câmbio com remuneração pré-fixada, os juros que você receber estão ligados à taxa fixada no momento da compra.

Por outro lado, nas letras de câmbio com remuneração pós-fixada, os juros são pagos ao investidor com base na variação de alguma taxa, normalmente a DI — que é a taxa básica de juros definida pelo governo.

5. Custos: impostos e taxas

A última questão que deve ser observada diz respeito aos custos: impostos e taxas.

No caso da LC, incide a obrigação de recolhimento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e do Imposto de Renda (IR). No IOF, se aplica uma tabela regressiva cobrada com base nos rendimentos auferidos, a alíquota pode variar de 3% a 96% , caso resgate em menos de 30 dias da aplicação.

O Imposto de Renda também é cobrado através da aplicação de uma tabela regressiva, sendo que:

Quanto maios tempo o seu dinheiro ficar investido, menor será o Imposto de Renda. Aina, com relação às taxas, os valores variam de acordo com cada instituição. Podem ser cobradas as taxas de custódia e comissões e, por isso, é importante avaliar cada caso.

Como você pôde ver, o investimento em Letras de Câmbio pode ser uma solução interessante na estratégia de composição da sua carteira de investimentos. Mas antes de escolher o produto financeiro, é importante avaliar as taxas, prazo de carência, liquidez, valor mínimo do investimento e remuneração, para que você tenha certeza que fará a escolha certa!

Está pensando em começar a investir em LC? Então, aproveite para conferir este guia especial sobre o tema!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.