ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Você sabia que a caderneta de poupança é um dos investimentos mais usados no Brasil? Segundo a quarta edição do Raio X do investidor, realizado pela ANBIMA com o apoio do Datafolha, 30% do investidores deixaram os recursos na caderneta em 2020.

Apesar de figurar como o principal produto financeiro utilizados pelo investidor brasileiro, essa foi a primeira vez que a poupança perde adeptos, em 2019 contávamos com 35%, enquanto os outros produtos ganham novos investidores.

Mas afinal, você sabe como funciona a poupança?

Com a expectativa do aumento da taxa Selic passar dos 9%, as regras sobre rentabilidade da poupança toma o centro das atenções no noticiário de finanças a partir de agora. Isso porque, desde 2012 a caderneta têm duas formas de remuneração e ambas são atreladas ao movimento da taxa básica de juros, a Selic.

Basicamente, quando a Selic abaixo de 8,5% ao ano, como ocorre desde 2017, o rendimento da caderneta equivale a 70% da taxa acrescido da variação da taxa referencial (TR). Já quando ela ultrapassa a marca dos 8,5%, a rentabilidade passa a ser de 0,5% ao mês mais a TR – ou 6,17% ao ano mais a TR.

Agora você pergunta: ok, mas o que é taxa TR? A poupança agora está mais atrativa? Devo colocar todo o meu dinheiro na caderneta? Para responder à essas perguntas, trouxemos o Dindim por Dindim, gravado recentemente, que explica para você como funcionam os rendimentos da poupança, além das vantagens e desvantagens desse tipo de investimento.

Essa é a hora de você entender como a sua grana performa sendo aplicada nesse tipo de investimento. Dê o play e confira todas as nossas informações.

 

Se liga!

Veja também um guia da poupança:

Encare sua vida financeira de frente e evite o “efeito avestruz”

Confira quais as opções para investir para crianças

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.