ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

O papo de hoje é sobre suitability, pois sabemos que muitas pessoas focam em buscar uma rentabilidade maior ao investir, mas deixam de considerar outras características relevantes – como a liquidez e a segurança. Assim, para encontrar as melhores alternativas do mercado, é preciso descobrir qual é o seu perfil de investidor.

Nesse sentido, o suitability é uma ferramenta fundamental para conhecer seu perfil. A partir dele, se torna mais simples escolher os investimentos mais adequados à sua personalidade e aos seus objetivos financeiros.

A gente sempre fala aqui sobre pensar no seu perfil de investidor antes de começar a investir e, talvez você já tenha visto isso em vários outros lugares. Então, o que a gente quis dizer em todas as vezes que falamos de perfil de investidor? É o que vamos explicar aqui!

O que é suitability?

Suitability é uma análise aplicada por uma instituição financeira, a fim de verificar se determinados investimentos são adequados para um cliente. Para isso, aplica-se um questionário, e, com base nas respostas e em outros dados do cliente, é possível determinar qual é o seu perfil do investidor.

Com o suitability, compreende-se qual é o nível de risco que o cliente tem a disposição de correr ao investir. Alguns não têm tolerância ao risco, enquanto outros aceitam arriscar mais ao escolher um investimento.

O teste inclui diversas questões relacionadas à personalidade às finanças. Por exemplo: informações sobre o patrimônio e seus objetivos. É preciso informar também o conhecimento que se possui sobre o mercado financeiro.

O investidor precisa, ainda, responder a questionamentos acerca do efeito que riscos e eventuais prejuízos causariam à sua carteira. Por exemplo: “em um cenário de crise e queda da rentabilidade dos seus investimentos, qual percentual da sua carteira você aceitaria perder? Se a resposta for “nenhum”, talvez seu perfil não comporte alto risco.

A aplicação do teste de suitability é obrigatória por parte das instituições financeiras que fazem distribuição de investimentos.  Isso está definido na Instrução n° 539, de 2013, da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O objetivo é zelar pela proteção do patrimônio dos investidores, respeitando sua tolerância ao risco.

Quais são os principais perfis de investidor?

O teste de suitability revela em qual dos três principais perfis de investidor o cliente se encaixa. A seguir, você conhecerá cada um deles.

Confira!

Conservador

O investidor de perfil conservador preza pela segurança em primeiro lugar. Por conta disso, ele prefere recorrer a investimentos com essa característica, ainda que estes tenham uma baixa rentabilidade.

Entre esses investimentos estão os títulos públicos, que são considerados os mais seguros do país. Afinal, o próprio Governo Federal os garante. Alguns fundos de renda fixa com foco em títulos públicos também podem oferecer menos riscos

Existem também os títulos privados com liquidez, que contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Estes incluem a poupança, os CDBs (certificados de depósito bancário), as LCIs e LCAs (letras de crédito imobiliário e do agronegócio), entre outros.

Mercado de ações não é recomendado a esse tipo de investidor  Como se sabe, não há garantias dos valores aplicados e estão sujeitos à alta volatilidade/oscilações, por isso chamados de ativos de Renda Variável .

Arrojado

Os investidores de perfil arrojado – também chamados de agressivos – estão no outro extremo em relação aos conservadores. Eles aceitam melhor a volatilidade da renda variável. Se tiverem a possibilidade de obter uma boa rentabilidade, é comum que se exponham ao risco.

É importante que essa tolerância esteja associada a maior conhecimento sobre o mercado e também a uma vida financeira estruturada. Por exemplo, mantendo uma reserva financeira em segurança, para não arriscar todo o patrimônio.

Assim, ser um investidor arrojado não significa aceitar correr qualquer risco. É importante fazer uma análise dos riscos e possibilidades de ganhos e manter uma boa gestão destes riscos para potencializar a rentabilidade – especialmente no longo prazo.

Moderado

Entre os investidores conservadores e arrojados há um meio termo: o perfil moderado. Ele apresenta um equilíbrio entre o risco e a busca por melhor rendimento. Com isso, prefere não se expor tanto ao risco como o investidor arrojado, mas não se limitar tanto quanto o conservador.

Desse modo, é possível que o portfólio do investidor moderado tenha acesso aos mesmos produtos do perfil conservador e alguns investimentos de maiores riscos.  Contudo, é comum que haja um equilíbrio maior entre as alternativas de ambas as classes de investimento.

Por que é importante conhecer o seu perfil de investidor?

Como você viu, o suitability e o perfil de investidor são muito úteis para quem começa a investir. Afinal, o teste pode servir para você como um apoio para o autoconhecimento antes dos primeiros aportes.

Assim, o resultado pode basear suas decisões de investimento e ajudar a montar uma carteira adequada à sua personalidade e aos seus objetivos. Dessa maneira, ele também evita que você faça escolhas que não são condizentes com sua tolerância ao risco.

Quer entender melhor a importância dessas informações na prática?

Nível de tolerância aos riscos

Suponhamos que você tenha um perfil conservador e esteja investindo em títulos públicos e CDBs. Então, descobre uma ação que rendeu no ano passado cinco vezes mais que os seus investimentos atuais – e decide comprar uma quantidade desse ativo.

No entanto, uma oscilação brusca no mercado – proveniente de uma crise, por exemplo, faz suas ações se desvalorizarem. Qual seria a sua reação? Você conseguiria manter a tranquilidade ou seria afligido pela ansiedade?

Há pessoas que simplesmente não toleram as incertezas da renda variável — e elas precisam respeitar esse sentimento. Afinal, há riscos reais de perda.

A falta de tolerância pode estar relacionada também à quantidade de dinheiro investido. Afinal, com quantias menores aportadas – ou disponíveis para investimento, até mesmo um pequeno prejuízo poderia impactar muito a sua vida financeira.

Avaliação das alternativas do mercado

É importante ter em mente que o suitability envolve mais que apenas ajudá-lo a identificar sua tolerância às oscilações, por exemplo. A partir dele, você consegue avaliar melhor a relação entre segurança ou risco, rentabilidade e liquidez – escolhendo investimentos mais adequados para o seu portfólio.

Viu como montar uma carteira de investimentos requer que se respeite o perfil de investidor? Além disso, suas escolhas devem estar alinhadas com suas metas pessoais. Existem objetivos de curto, médio e longo prazo – é preciso escolher investimentos adequados a cada um dos prazos.

Ao escolher investimentos sem considerar esses pontos, você pode se frustrar. Por isso, tenha atenção nas suas escolhas.

Orientação na busca por conhecimento

Por fim, fazer o teste de suitability e conhecer seu perfil de investidor é fundamental para orientar sua busca por conhecimento. Com o perfil estabelecido, se torna mais fácil avaliar quais informações procurar e quais cursos fazem mais sentido para seus objetivos no mercado.

Afinal, de que adiantaria, por exemplo, investir em um curso sobre ações e derivativos se o seu perfil não tolera as oscilações da bolsa de valores? Com o suitability em mãos, até mesmo a construção do seu conhecimento sobre o mercado se torna mais alinhada às suas preferências.

Conclusão

Agora você sabe que o suitability permite descobrir qual é o seu perfil de investidor. A partir dele se torna possível conhecer sua tolerância ao risco na hora de investir e tomar decisões muito mais conscientes no mercado.

Assim, você reduz a chance de enfrentar frustrações com seus aportes e mantém sua carteira de investimento sempre alinhada ao seu perfil e objetivos!

Como vimos, quem investe em renda variável precisa saber lidar com as constantes oscilações nos investimentos. Leia nosso post sobre volatilidade e entenda como ela funciona!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.