ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Para ter sucesso no mercado financeiro é importante conhecer as diversas alternativas disponíveis. Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que não é preciso investir apenas em alternativas individuais. Há também a possibilidade de contar com fundos de investimentos no portfólio.

Esses são veículos coletivos que podem trazer praticidade e diversificação ao investidor. Por isso, entender como investir em fundos de investimento pode ser uma forma mais simples de explorar as oportunidades que o mercado de capitais oferece.

Neste artigo você entenderá o que são os fundos de investimento e quais os principais passos para investir neles. Boa leitura!

O que é e como funciona um fundo de investimento?

Você já deve saber que, no mercado de investimentos, é fundamental diversificar sua carteira e monitorar o mercado para encontrar oportunidades, certo? Afinal, essas estratégias otimizam o gerenciamento de riscos, bem como possibilitam que você busque resultados melhores ao longo do tempo.

Entretanto, essas podem não ser tarefas simples — especialmente para quem está começando a investir ou tem pouco capital disponível. Por isso, vale conhecer uma forma acessível e prática de diversificar a carteira e terceirizar o acompanhamento do mercado: os fundos de investimento.

Eles funcionam como uma espécie de condomínio de investidores. Ou seja, você fará parte de um veículo coletivo. Nele, todas as decisões ficam sob responsabilidade do gestor do fundo — que deve ser um profissional qualificado.

Desse modo, ao invés de explorar o mercado de forma individual, o investidor adquire cotas de participação em um fundo de investimento. Assim, ele estará comprando acesso a uma cesta diversificada, que pode ter ativos, títulos e derivativos, por exemplo.

De maneira mais comum, os lucros do veículo provêm da valorização dessas cotas. Isto é, a partir do momento que o portfólio se valoriza, o cotista identifica um aumento no patrimônio — e pode vender suas cotas com lucro. Além disso, existem veículos que fazem o repasse de proventos, como os dividendos. 

Quais são os principais tipos de fundos de investimento do mercado? 

Agora que você sabe o que são os fundos de investimento, é importante conhecer quais são os principais tipos disponíveis. A divisão acontece tanto de acordo com o mercado ao qual os fundos estão expostos quanto à estratégia de investimentos que adotam.

Conheça os principais tipos de fundos do mercado brasileiro!

Fundos de ações

Como o próprio nome sugere, os fundos de ações (FIAs) são aqueles que investem em ações de empresas listadas na bolsa de valores e outras alternativas relacionadas ao mercado acionário. 

Assim, embora o fundo possa diversificar seu portfólio com outros investimentos, ativos, derivativos e proventos inerentes ao mercado de ações devem compor a maior parte do portfólio desse veículo.

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários (FIIs) são veículos coletivos que investem no mercado de imóveis. Eles podem investir tanto em títulos de renda fixa do setor quanto em empreendimentos físicos ou em outros FIIs. Esses fundos fazem repasse regular de dividendos quando apresentam lucro líquido.

Fundos multimercado

Os fundos multimercado são aqueles que não precisam, por regra, priorizar um mercado só. Assim, eles podem explorar oportunidades na renda fixa ou variável. A estruturação do portfólio será determinada pela estratégia do veículo — que é apresentada previamente aos investidores. 

Fundos de renda fixa

Por sua vez, os fundos de renda fixa dão prioridade aos produtos dessa classe em seu portfólio. Com isso, há mais segurança e previsibilidade. Eles podem ser de curto ou longo prazo, a depender do vencimento dos títulos que fazem parte da carteira.

Fundos de índice

Também conhecidos como exchange traded funds (ETFs), esses são veículos de renda variável que replicam os resultados de um indicador do mercado. Desse modo, o ETF entregará resultados iguais ou similares à variação do índice aos cotistas.

Como investir em fundos?

Como você viu, existem muitas modalidades de fundos de investimento disponíveis no mercado, não é mesmo? Além de escolher um tipo de fundo que desperta seu interesse, é preciso saber decidir entre diversos veículos com estratégias variadas. 

Por isso, é importante descobrir como investir em fundos de maneira mais acertada, certo? Então conheça o passo a passo para fazer seus aportes!

Identificar seu perfil de investidor

O primeiro passo para investir em fundos é identificar o seu perfil de investidor. Como ele define a sua tolerância aos riscos, o perfil serve como um norte para que você possa encontrar os veículos com maior adequação à sua carteira.

Investidores conservadores, por exemplo, podem preferir fundos de renda fixa ou multimercado com menor exposição à renda variável. Por outro lado, investidores moderados e arrojados podem ter alinhamento com FIIs, FIAs e outros veículos de maior risco.

Definir objetivos financeiros

Após identificar o seu perfil, o segundo passo consiste em definir seus objetivos financeiros. Assim, é preciso traçar metas de curto, médio e longo prazo para encontrar os melhores tipos de veículo para cada uma delas.

Essa é uma necessidade porque os fundos de investimentos podem servir bem a prazos variados. Com isso, se você sabe quais são as suas necessidades, pode escolher entre fundos mais adequados para o curto ou longo prazo, por exemplo.

Conhecer a gestão e estratégia do fundo

O próximo passo é avaliar a gestão e estratégia dos fundos. Como vimos, veículos de uma mesma modalidade podem apresentar estratégias diferentes. Por isso, é preciso conhecer a gestão de cada fundo para tomar uma decisão mais alinhada ao seu planejamento.

A estratégia dos fundos deve ser apresentada nos documentos do veículo — como o prospecto e a lâmina. Então você pode conferir as principais características do fundo — incluindo histórico de resultados e a estratégia estabelecida — para fazer uma escolha mais embasada.

Escolher a instituição financeira

Depois de encontrar os fundos que melhor se adequam à sua estratégia de investimentos, você deve abrir conta em uma instituição financeira. Será por meio dela que você terá acesso ao veículo e poderá monitorar seus aportes.

É preciso saber que há fundos disponíveis na bolsa de valores brasileira (B3) e outros que podem ser acessados via plataforma do banco de investimentos ou corretora de valores. Também é interessante conhecer a instituição — incluindo eventuais taxas cobradas, portfólio de fundos e qualidade dos serviços oferecidos.

Adquirir as cotas

O último passo para investir em fundos é adquirir as cotas desejadas. Para isso, você deve fazer uma transferência da sua conta corrente para o seu banco de investimentos ou corretora de valores. Depois, basta fazer o aporte. 

Como vimos, saber como investir em fundos de investimentos pode ajudar a compor sua estratégia enquanto investidor. Afinal, esses veículos contam com gestão profissional e, geralmente, dão acesso a um portfólio diversificado. Caso seja do seu interesse, não deixe de considerar essa alternativa e adotar o passo a passo para o investimento!

Quer acompanhar mais informações sobre investimento? Saiba como investir no exterior!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.