ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Ao pensar em como escolher um investimento, possivelmente a primeira ideia que surge na sua cabeça envolve avaliar a rentabilidade que ele oferece, certo? No entanto, o retorno não é o único critério que você deve considerar no momento de investir. Também é preciso saber sobre a liquidez.

Afinal, essa característica afeta o seu acesso ao dinheiro aplicado e interfere em outras condições do investimento. Por isso, é fundamental conhecer o conceito e entender como ele pode afetar as suas decisões na hora de investir.

Quer saber o que é liquidez? Então continue a leitura e conheça um dos principais conceitos quando o assunto é investimentos!

Vamos lá?

O que é liquidez?

Na economia, o conceito de liquidez corresponde à rapidez com que um ativo pode ser convertido em dinheiro. Um imóvel, por exemplo, costuma ter menor liquidez do que o ouro. 

Esse conceito também se desdobra em outros aspectos, podendo ajudar a avaliar a saúde financeira das empresas, por exemplo. A liquidez corrente é um indicador que permite identificar a capacidade de um negócio em quitar suas obrigações financeiras no curto prazo. Interessante, né?

Liquidez no mercado financeiro

No mercado financeiro, a liquidez sinaliza a facilidade e a velocidade na qual o investidor pode resgatar os seus investimentos sem ter uma perda muito grande no valor resgatado. Para você entender melhor, vamos utilizar um exemplo. 

Imagine que uma pessoa utilizou todo o dinheiro que tinha em conta para comprar um carro novo. Porém, uma situação imprevista acontece dias depois, e ela precisa de uma quantia alta em mãos para resolver o problema. Assim, sem dinheiro em caixa, a única solução encontrada é vender o carro para ter o montante disponível novamente.

O problema é que, após anunciar o veículo, pode ser preciso aguardar dias, semanas ou meses para encontrar um comprador, não é? Essa demora está diretamente relacionada ao conceito de liquidez.

Por outro lado, se a pessoa quiser vender o carro rapidamente, terá que pedir um preço muito abaixo do que seria o valor de mercado para vendê-lo mais rápido.

Nesse exemplo, portanto, o carro terá uma liquidez mais baixa. Afinal, você pode ter dificuldades para conseguir transformá-lo em dinheiro quando precisar ou terá uma perda considerável se quiser vendê-lo rapidamente. Simples, não é?

Tipos de liquidez nos investimentos

Além de entender esse conceito, é importante conhecer os variados tipos de liquidez no mercado financeiro. Que tal saber mais sobre eles?

Renda fixa

Na renda fixa, existem alternativas de investimento com liquidez diária. Isso significa que você pode solicitar o resgate do valor aplicado a qualquer momento. Os títulos públicos do Tesouro Direto, por exemplo, apresentam essa característica.

Mas ter a possibilidade de liquidez diária não quer dizer que aquele título tem boa liquidez. Pois, no caso dos títulos prefixados, ao efetuar o resgate antecipadamente, é possível ter acesso ao dinheiro rapidamente, mas, dependendo das condições do mercado, pode haver uma perda grande do valor no momento do resgate.

Outro investimento que pode ter liquidez diária são os certificados de depósito bancário (CDB), embora as regras variem de acordo com cada título.

Ainda, é possível encontrar alternativas que exigem um período de carência. Nesses casos, é preciso aguardar um prazo mínimo para fazer o resgate do investimento. Essa carência existe e é de 90 dias no caso das letras de crédito imobiliário (LCIs) e do agronegócio (LCAs).

Por fim, existem alternativas com liquidez apenas no vencimento — como pode ser o caso de um certificado de recebíveis imobiliários (CRI). Isso significa que você só poderá receber seu dinheiro de volta e garantir a rentabilidade acordada na data combinada.

Se for necessário, em alguns casos você pode tentar vender um título antes do vencimento para outro investidor no chamado mercado secundário. Porém, a aplicação será negociada pelo preço de mercado naquele momento — então ela estará sujeita às oscilações. Isso pode significar perdas financeiras, inclusive em relação ao valor já investido. Esse foi o exemplo do título prefixado que citamos acima.

Renda variável

A liquidez não envolve apenas os investimentos de renda fixa. Esse conceito também está presente na renda variável. Quer ver só?

Pense que você possui ações de determinada empresa que, até determinado momento, parece promissora. Mas o negócio passa por um momento de grande dificuldade e você decide vender seus papéis.

Se todos os investidores estiverem fazendo o mesmo, a oferta de ações disponíveis no mercado será muito maior que a demanda por investidores interessados em comprar esses ativos, concorda?

Nesse caso, provavelmente, você não conseguirá vender as ações com facilidade, indicando a falta de liquidez das ações dessa empresa na bolsa de valores brasileira (B3). Ou, para poder vendê-las, precisará aceitar um preço bem abaixo do que gostaria.

Qual é a relação entre liquidez, rentabilidade e segurança?

Agora você sabe o que é liquidez e pode se aprofundar um pouco mais no assunto. Então vale saber mais sobre a relação entre liquidez, segurança e rentabilidade. Vamos explorar um pouco mais esse tema?

No mercado financeiro, existe o chamado tripé dos investimentos: liquidez, segurança e rentabilidade. Todos esses conceitos estão relacionados e é preciso saber qual deles priorizar em sua estratégia de investimento.

O motivo é que, em economias com juros baixos, não é possível encontrar um investimento com ótima rentabilidade, alta liquidez e ampla segurança. Essa relação entre os três elementos que envolvem um investimento faz com que seja necessário escolher uma qualidade em detrimento da outra.

Vale aqui um parênteses sobre os altos juros atuais no Brasil: com as altas taxas de juros em meados de 2022, está sendo possível encontrar produtos que possuem baixo risco, alta liquidez e alta rentabilidade porque estamos num momento de alta inflação e está sendo necessário um choque de juros. Não era possível encontrar esses três elementos do tripé num mesmo investimento quando as taxas estavam mais baixas no início de 2021, por exemplo.

Voltando ao assunto do texto, quando você investe em um CDB com liquidez diária, por exemplo, normalmente está adquirindo um investimento de baixo risco e pode ter que abrir mão de uma maior rentabilidade por causa disso. Afinal, sua intenção é poder receber o dinheiro de volta a qualquer momento sem ser prejudicado financeiramente pelo resgate antecipado. Nesse caso, a liquidez é mais importante do que a rentabilidade.

Por outro lado, existem investimentos com alto risco de liquidez. Como você aprendeu, essas alternativas contam com resgate apenas no vencimento, na renda fixa, ou podem passar por momentos em que há menos interessados na compra, na renda variável. Nesse caso, normalmente são produtos que possuem mais risco e também maiores possibilidades de rentabilidade.

Nesses casos, você estará exposto ao risco de prejuízo financeiro ou de não conseguir resgatar o dinheiro investido no prazo desejado. Dessa forma, na hora de investir, você deve ter atenção à relação entre o tripé dos investimentos, combinado? Com isso, será possível escolher a alternativa mais adequada para compor a sua carteira, conforme as suas expectativas e necessidades.

Qual é o fator mais importante na hora de escolher um investimento?

Após saber como a liquidez se relaciona com a rentabilidade, você pode se perguntar qual característica é mais importante no momento de investir, certo? Na verdade, essa é uma decisão pessoal e dependerá do objetivo de cada investimento.

Como você viu, o conceito de liquidez se refere à facilidade de transformar o investimento em dinheiro sem grandes perdas financeiras. Já a rentabilidade diz respeito ao potencial de retorno ao investir. Então, em determinado momento, você pode priorizar a rentabilidade, mas pode preferir um investimento mais líquido em outra situação.

Portanto, a escolha dependerá das suas estratégias, do que você busca em termos de retorno e dos prazos durante os quais você pode deixar o direito aplicado. Dessa forma, cabe a você determinar o que deseja priorizar ao investir: rentabilidade, segurança ou liquidez, combinado?

Como calcular o risco de liquidez?

Você já sabe que a liquidez é um indicador relevante no momento de escolher um investimento. Mas, afinal, como calcular esse risco de liquidez ao investir?

Na prática, não existe um cálculo que ajude o investidor a mensurar o risco de uma aplicação, fundo ou ativo em relação à liquidez. Contudo, é possível avaliar se um investimento é mais ou menos líquido a partir do prazo de resgate — no caso dos fundos e investimentos de renda fixa, além de alguns fundos de renda variável.

Investimentos com liquidez diária, por exemplo, costumam apresentar a sigla D+1, o que significa que a quantia financeira estará disponível 1 dia útil após a solicitação de resgate. Já alternativas com liquidez imediata utilizam a sigla D+0. Afinal, o dinheiro estará disponível no momento do resgate.

Para ações, por outro lado, o processo é diferente. Você pode resgatar suas ações a qualquer momento durante o pregão na bolsa de valores. Entretanto, como você viu, você estará sujeito ao interesse de outros investidores pelos ativos — o que pode tornar o papel mais ou menos líquido. Além disso, após a venda do ativo na bolsa, o dinheiro só será liberado na sua conta em D+2, ou seja, dois dias após a execução da ordem de venda. 

Como administrar a liquidez ao investir?

Já que a liquidez se relaciona com as demais características dos investimentos, será que é possível gerenciá-la ao investir? A resposta é sim! Para isso, é essencial diversificar a carteira.

Ainda que pareça mais vantajoso optar apenas por alternativas com alta liquidez para conseguir acesso fácil ao montante investido, existem benefícios que justificam a escolha de opções de baixa liquidez.

O motivo é que a baixa liquidez pode significar potencial de ganhos maiores. Contudo, para evitar imprevistos, o ideal é ter uma reserva de emergência, que deve ser aplicada em um investimento com segurança e alta liquidez.

Lembra do exemplo do carro que você acompanhou no começo deste conteúdo? Se o comprador tivesse uma reserva emergencial para imprevistos, ele não precisaria vender o veículo e correr o risco de perdas financeiras para se desfazer dele rapidamente.

Portanto, ao separar esse montante que será utilizado para cobrir eventuais emergências, você poderá começar a fazer investimentos com menor liquidez e maior potencial de rentabilidade com mais tranquilidade. Como resultado, é possível compor uma carteira mais sólida e diversificada.

Agora você sabe o que é liquidez e pode considerar essa característica no momento de investir. Lembre-se de que a falta de cuidado ao analisar esse aspecto pode resultar em problemas ou prejuízos financeiros. Então vale a pena analisar o tripé dos investimentos para montar o seu portfólio!

Gostou de saber mais sobre a liquidez nos investimentos? Ficou com mais alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.