ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Nos últimos anos, estamos vendo aumentar os conteúdos sobre educação financeira e investimentos. Essa é uma ótima notícia! Entretanto, ainda é preciso que isso seja visto no aumento do número de investidores no Brasil.

Na sopa de letrinhas do mercado financeiro, duas siglas ganharam popularidade: LCI e LCA. Elas significam Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio. Não melhorou muito, né? Aguenta aí que vai ficar bem fácil de entender. Confira todas as informações que você precisa ter sobre esses produtos!

O que são LCI e LCA?

Como falamos, as siglas se referem às Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio. Na prática, esses dois investimentos têm funcionamento igual. Por isso, eles costumam aparecer juntos nos conteúdos sobre o assunto.

A diferença mais marcante entre LCI e LCA é o uso dado ao dinheiro dos investidores. No primeiro caso, ele é utilizado para financiar o mercado imobiliário, enquanto no segundo, ele vai para custos referentes ao setor do agronegócio.

E como elas funcionam? As letras de crédito são emitidas por bancos e instituições financeiras. Quando você investe em alguma delas, está emprestando seu dinheiro para esses bancos. Então, eles vão utilizar a quantia para financiar os setores que citamos e, depois, vão devolver o dinheiro para você com juros.

Viu como é simples? A LCI e a LCA são opções da renda fixa. Isso significa que o investidor já conhece os detalhes relacionados ao rendimento e ao prazo antes de investir. Ao final do período combinado, você receberá o dinheiro acrescido da rentabilidade prometida pelo banco.

O que é preciso saber sobre LCI e LCA?

Já falamos sobre o funcionamento básico desses investimentos, mas que tal aprofundarmos um pouco mais seus conhecimentos sobre o assunto? Afinal, para decidir se eles valem a pena é preciso conhecer alguns detalhes. Veja a seguir!

Custos

Esse é um dos maiores atrativos das LCIs ou LCAs: ambos os papéis são isentos de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas. Outros produtos, como CDBs, fundos e títulos públicos, têm mordida do Leão que é calculada pela tabela regressiva: podendo variar de 15% a 22,5%.

E por que isso acontece? O motivo é que a isenção do imposto é uma forma encontrada pelo Governo Federal para incentivar o investimento no setor imobiliário e agropecuário — que são considerados fundamentais na nossa economia.

Quanto a possíveis taxas cobradas para investir, a maioria das corretoras de valores e bancos de investimentos tem taxa zero para investimentos feitos na renda fixa. Por isso, você não vai ter custos ao aplicar em LCI e LCA.

Aplicação mínima

A aplicação mínima diz respeito ao quanto de dinheiro você precisa ter para comprar um título de LCI ou LCA. Isso varia bastante de acordo com cada banco emissor, por isso, é importante ficar atento à informação antes de investir.

Em geral, LCIs e LCAs demandam um valor um pouco maior do que outras opções — como o Tesouro Direto e CDBs. Alguns bancos oferecem letras de crédito a partir de mil reais, enquanto outros colocam valores maiores, como cinco ou dez mil.

Segurança

Investir em LCI e LCA é seguro? A resposta é sim. Eles estão entre os investimentos de menor risco, por fazerem parte da renda fixa. Além disso, as letras de crédito têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

O principal risco de investir em LCI ou LCA, como em outros produtos parecidos, é de o banco emissor quebrar e não honrar os pagamentos. Mas a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) oferece tranquilidade diante desse perigo.

Isso porque, caso o banco deixe de te pagar, o FGC devolve até R$ 250 mil do dinheiro aplicado por investidor e por instituição, com um limite de R$1 milhão para cada investidor por um período de quatro anos.

Liquidez

Você já sabe o que é liquidez dos investimentos? Ele representa a facilidade com que você consegue ter o seu dinheiro de volta. Por exemplo, uma conta poupança tem liquidez alta, pois é possível sacar a quantia a qualquer momento e você pode até mesmo utilizar o cartão de débito.

Mas nem todos os produtos do mercado financeiro têm essa facilidade. Aliás, as melhores rentabilidades geralmente são acompanhadas de menor liquidez. Ou seja, é preciso deixar o dinheiro preso por um tempo para conseguir ganhar mais por ele.

E esse é o caso das letras de crédito: como normalmente apresentam bons rendimentos, a liquidez não é um forte delas. Em geral, o dinheiro só pode ser resgatado na data de vencimento. Se for preciso retirar antes, o investidor perde os rendimentos.

Isso porque as LCIs ou LCAs têm um prazo de carência. Isso faz com que o investidor tenha de esperar um período caso precise sacar o dinheiro aplicado na — LCI e LCA são de 90. Portanto, se o objetivo for investir com possibilidade de resgate imediato, elas talvez não sejam as melhores opções.

Rendimento

Chegamos na melhor parte: quanto rendem as letras de crédito? Ou seja, quanto dinheiro você pode ganhar com elas? Assim como outros detalhes, o rendimento também varia conforme a oferta de cada banco emissor.

Para que você entenda melhor e saiba analisar antes de investir, é importante aprender que a rentabilidade das LCIs e LCAs podem ser pós-fixadas, prefixadas ou híbridas (mistura de pós com prefixado). Funciona assim:

Por que tanta gente investe em LCI e LCA?

Quais serão os motivos por trás do aumento da popularidade das letras de crédito? Com certeza, a isenção de Imposto de Renda tem grande participação nisso. Afinal, os rendimentos se tornam mais atrativos quando não há essa cobrança.

O funcionamento simples também explica a procura dos investidores por LCI e LCA. Basicamente, é só comparar as opções, aplicar o dinheiro e esperar o dia de receber de volta seus rendimentos.

E, claro, a segurança da renda fixa agrada os investidores — principalmente os de perfil conservador, que não gostam da ideia de correr muitos riscos. Poder contar com a proteção do FGC dá uma tranquilidade a mais na hora de aplicar seu dinheiro.

Outro fato que atrai investidores é a falta de liquidez. Sim, ela pode ser uma vantagem, principalmente para aquelas pessoas que têm dificuldade em poupar dinheiro. Ao aplicar nelas, esses investidores se obrigam a esperar até o vencimento. Isso pode ajudar muito na realização de objetivos de médio e longo prazo.

Por essas razões, as letras de crédito são ótimas opções para quem busca investir. Isso não significa que elas sejam as melhores. Afinal, é importante lembrar que não existe o investimento ideal. Você precisa comparar as características de cada um e alinhar com os seus objetivos.

Onde comprar LCI ou LCA?

Em geral, LCI e LCA são oferecidas pelos bancos, mas também podem ser compradas por meio de corretoras ou distribuidoras. Hoje, essas instituições dispõem de plataformas na internet que facilitam o acesso aos investimentos.

As vantagens de utilizar corretoras é ter acesso a instituições financeiras variadas. Se você investir pelo banco onde tem conta corrente, terá acesso apenas aos produtos daquele banco. Nas corretoras, há opções de diversas instituições.

Se você já tem uma conta de investimentos e realiza aplicações na renda fixa, basta acessar a plataforma com a qual está acostumado e procurar pelas letras de crédito. Se não tem ainda, a abertura de uma conta e o uso de recursos como esses é bem simples. Vale a pena!

Na hora de escolher em qual LCI ou LCA investir, fique atento a alguns detalhes, como o banco emissor. Mesmo com a cobertura do FGC, pode ser interessante pesquisar por instituições sólidas para não correr risco de sofrer calote e precisar recorrer ao fundo.

Fique atento também à data de vencimento, à rentabilidade e à aplicação mínima. Essas características são essenciais para você decidir em qual produto colocar seu dinheiro.

Qual a diferença entre LCI e LCA e os outros investimentos?

Para que você tenha mais informações e consiga escolha entre os investimentos, vamos comparar rapidamente as principais características das letras de crédito e de outros produtos. Confira!

Poupança

A poupança é o investimento mais popular no Brasil. Isso se deve à sua facilidade, já que em termos de rendimento ela apresenta menos vantagens que as outras opções. Assim, é fácil encontrar LCIs e LCAs que rendam mais que a poupança.

Se você busca rentabilidade, as letras de crédito estão em vantagem. Mas se o seu objetivo é liquidez, a poupança ganha.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic também apresenta uma liquidez alta, tornando-se atrativo em relação às LCIs e LCAs. Entretanto, ele tem uma desvantagem importante: a cobrança de taxas. Além de receber alíquota do Imposto de Renda, existe a taxa de custódia de 0,25% cobrada anualmente.

CDB

Já ouviu falar no CDB, sigla para Certificado de Depósito Bancário? São os bancos que costumam oferecer esse tipo de investimento. Pois bem, assim como o CDB, a LCI e a LCA também são títulos de renda fixa emitidos por bancos.

Esses três tipos de investimentos podem apresentar vencimentos e aplicações mínimas muito parecidas. A principal diferença entre eles é a cobrança do Imposto de Renda, o que interfere diretamente na rentabilidade.

Agora você sabe tudo o que precisa sobre LCI e LCA. Ficou bem mais fácil desvendar as siglas e comparar os investimentos para decidir onde aplicar, certo? Continue contando com a nossa ajuda para explicar esses termos!

E então, ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.