ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Você já teve interesse em entender como investir em cannabis? Em um primeiro momento, essa alternativa pode soar um tanto estranho, especialmente se você não domina o assunto. Contudo, essa pode ser uma alternativa para quem deseja diversificar os investimentos e aproveitar a expansão da cannabis no mundo.

A possibilidade faz parte do universo dos investimentos exóticos — voltados para investidores que buscam pensar fora da caixa. Além da cannabis, existem muitas outras alternativas disponíveis no mercado nacional e internacional — como o setor de água e games.

Quer conhecer essas opções e as oportunidades que elas apresentam? Acompanhe a leitura e descubra como acessar os investimentos exóticos!

Quais as características desses mercados?

Uma estratégia que costuma ser positiva para os investimentos é a diversificação — você já ouviu falar sobre ela? Essa estratégia visa possibilitar a montagem de um portfólio composto por diferentes investimentos do mercado.

Além de expandir o potencial de rentabilidade, é possível diluir o risco da sua carteira por meio da diversificação. Assim, conhecer mercados diferentes do tradicional pode ser útil — desde que haja alinhamento com o seu perfil.

Nesse contexto de investimentos exóticos, três opções se destacam: cannabis, games e água. Que tal saber mais sobre elas?

Conheça suas principais características!

Cannabis

Ao longo dos últimos anos, muitas pessoas têm mudado a visão negativa que se tinha sobre a cannabis. Embora ainda seja um tema polêmico, diversos países buscam descriminalizá-la. E a legalização já existe em muitas regiões dos Estados Unidos — principal potência econômica global.

Ademais, vale destacar que a ciência tem se dedicado a entender o potencial da cannabis no campo da saúde por meio da produção de medicamentos utilizando o canabidiol Assim, muitos investidores têm desenvolvido interesse pelo mercado, acreditando que o avanço da legalização e importância dela pode trazer crescimento e oportunidades.

Games

O século XXI trouxe novas profissões para a sociedade, não é? Com isso, uma das principais mudanças de percepção está no mundo dos games. Antes vistos como brincadeiras para crianças e adolescentes, esse mercado hoje é responsável por movimentar bilhões na economia global.

No entanto, os e-Sports, como também são chamados, não se destacam apenas pela venda de jogos. Na realidade, esse universo tem sido um gerador de renda. Como exemplo é possível citar os torneios internacionais e a comercialização de produtos dentro do ambiente do próprio game.

Portanto, considerar ativos desse mercado pode ser interessante para investidores que buscam diversificar suas carteiras e acreditam que empresas do setor demonstram capacidade de inovar e expandir seu faturamento.

Água

Entre as três alternativas, é possível que a água seja aquela que cause o maior estranhamento, certo? Afinal, não é comum que a substância seja vista como uma oportunidade de investimento — e justamente por isso é considerada exótica.

Você já deve ter acompanhado nos noticiários informações sobre aquecimento global e a necessidade de empresas se tornarem sustentáveis, não é? Nesse contexto, existe grande preocupação em impedir que a água de torne um bem escasso.

Por isso, diversas empresas ao redor do mundo vêm buscando soluções para esse campo. Dessa forma, pode ser benéfico conhecer esse nicho e o potencial de crescimento que ele apresenta para investidores.

Quais as oportunidades e os riscos desses investimentos?

Como você viu, esses três mercados podem trazer oportunidades de investimentos exóticos para a sua carteira. Desse modo, uma das principais vantagens que eles apresentam está, como você viu, na possibilidade de diversificação para o seu portfólio.

Os mercados exóticos também podem ser uma alternativa para expandir o seu potencial de rentabilidade. Isso porque eles costumam englobar setores em crescimento e que são desconsiderados por diversos investidores. Por isso, caso estejam de acordo com o seu perfil, podem representar oportunidades.

Além disso, uma parcela considerável das empresas nesses nichos é internacional. Isso significa que alocar capital em investimentos exóticos pode ser um meio para internacionalizar seu portfólio. Assim, você pode se expor a outras moedas e diminuir os riscos de eventuais crises no mercado brasileiro.

Entretanto, também existem riscos nessas modalidades. O primeiro ponto de destaque está no fato de que esses são, de forma mais comum, investimentos de renda variável. Portanto, é preciso ter em mente que não existem garantias de retorno e que há exposição à volatilidade e possibilidade de perda.

Esses investimentos são regulamentados no Brasil?

Ao conhecer possibilidades de investimentos exóticos, uma dúvida comum que pode surgir é sobre sua regulamentação. Afinal, o consumo da cannabis e seus derivados, por exemplo, não é legalizado no Brasil — apenas em certos casos de saúde.

No entanto, quando feitos por meio da bolsa de valores ou via plataforma da instituição financeira que você utiliza para investir, não há qualquer tipo de problema nesse sentido. Isso porque a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é a responsável pela regulamentação e fiscalização dos investimentos disponíveis nesses ambientes.

Quais as alternativas de investimento disponíveis no Brasil?

Os mercados exóticos podem ser acessados aqui mesmo no Brasil, por meio de instituições internacionais ou mesmo via operações não regulamentadas no país. Contudo, esse último acesso costuma gerar riscos de fraude. Logo, vale a pena entender como se expor a eles de forma regulamentada. 

Para tanto, é preciso conhecer as principais maneiras de fazer esse investimento por meio do mercado brasileiro, certo?

Confira algumas possibilidades!

Fundos de investimento

No mercado brasileiro, uma das maneiras de se expor aos mercados exóticos é por meio de fundos de investimento. Eles consistem em veículos coletivos que contam com a presença de um gestor profissional responsável pela composição da carteira do fundo.

No caso dos investimentos exóticos, a opção são os fundos temáticos. Ou seja, aqueles que escolhem se expor a um mercado específico — como cannabis, água ou games, por exemplo — e diversificam seus portfólios com empresas desses nichos.

ETFs

Os exchange traded funds (ETFs), ou fundos de índice, também são uma modalidade de investimento coletiva. Eles são negociados na bolsa brasileira e sua principal característica é buscar replicar os resultados de um indicador do mercado.

Assim, nos investimentos exóticos, como no setor de games, por exemplo, eles optam por acompanhar um índice relacionado a essas alternativas. Um ponto interessante está no fato de que parte desses indicadores estão presentes no mercado internacional. Assim, você pode expor parte do seu capital a outras moedas, de maneira indireta.

Entendeu como investir em cannabis, água, games e outros setores diferenciados do mercado? Investimentos exóticos como esses podem trazer benefícios para o seu portfólio — mas também existem riscos. Por isso, é importante entender mais para avaliar se vale a pena se expor a eles, combinado?

Quer saber mais sobre estratégias de investimento? Então confira mais informações sobre a importância da diversificação!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.