ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

O mercado financeiro oferece tantas possibilidades para investir que pode ser difícil escolher a melhor opção para você. Além disso, é comum surgirem dúvidas sobre quais alternativas são de fato investimentos, como no caso da poupança, do consórcio ou do título de capitalização.

Apesar de serem três alternativas populares, elas possuem características bastante diferentes. Por isso, antes de colocar seu dinheiro em alguma delas, é preciso entender como cada uma funciona e quais são as vantagens e desvantagens que elas podem oferecer.

Então continue a leitura para descobrir como poupança, consórcio e título de capitalização funcionam! 

O que é e para que serve um investimento?

Para avaliar se um produto é considerado um investimento, você precisa conhecer esse conceito, certo? Os investimentos são aplicações ou aportes feitos no presente com o objetivo de ter um ganho no futuro. Ou seja, essa é uma forma de fazer o seu dinheiro render e trabalhar para você.

Pense, por exemplo, nos investimentos de renda fixa. Eles funcionam como empréstimos. Neles, você disponibiliza o dinheiro para o emissor do título e, em troca, recebe o valor inicial mais os juros combinados.

Outro exemplo comum é a compra de um imóvel. Se você adquirir uma casa, por exemplo, com o objetivo de vendê-la por um preço mais alto do que pagou, há a chance de lucrar no futuro. Bastante simples, não é verdade?

O que é a poupança e quais são suas características?

Após conhecer o conceito de investimentos, vale explorar as características de cada alternativa. Começando pela caderneta de poupança, ela é um tipo de conta bancária que prevê o pagamento de rendimentos conforme as regras pré-definidas.

Ao investir o dinheiro na poupança, ele passa a render. Desde 2012, a rentabilidade pode ter duas regras distintas:

Além disso, vale notar que o rendimento da poupança é mensal. Ou seja, o pagamento dos juros ocorre a cada mês, de acordo com a data de aniversário de depósito. Logo, se você resgatar o dinheiro antes desse dia, não terá o direito de receber a remuneração do período.

Outra questão importante é a rentabilidade real da poupança. O termo é usado para definir o rendimento descontando a variação da inflação no período. Como esse aumento de preços afeta o poder de compra, considerar o impacto dessa taxa permite verificar se o patrimônio realmente aumentou.

É bastante comum que o rendimento da poupança gere uma rentabilidade real negativa. Esse cenário significa que o seu dinheiro perdeu poder de compra, mesmo que o valor disponível na sua conta tenha aumentado.

O que é o consórcio e como funciona?

O consórcio é uma espécie de modalidade de compra coletiva. Nesse caso, uma administradora monta um grupo com os interessados em adquirir um bem móvel, imóvel ou até mesmo um serviço.

Para isso, cada consorciado precisará pagar um determinado valor mensalmente. A cada assembleia — uma reunião que costuma ocorrer mensalmente —, ao menos uma pessoa é sorteada para receber a carta de crédito. É essa carta que será usada para comprar o item desejado.

Outra forma de ser premiado é oferecendo o maior lance. Essa é uma espécie de antecipação do valor do contrato e funciona de maneira parecida com o leilão. Assim, suas chances de realizar a compra em menos tempo aumentam.

Vale saber que, mesmo após ser contemplado, você deve continuar pagando as mensalidades até o encerramento do consórcio, combinado? Ao final, é esperado que todos sejam premiados e possam usar o dinheiro até o encerramento do grupo.

E existem dois pontos de atenção. O primeiro é que o consórcio não cobra juros remuneratórios, como em empréstimos, mas ele tem uma taxa de administração. O segundo é que ele não oferece rendimentos.

O que é o título de capitalização e como ele funciona?

Os títulos de capitalização, por sua vez, são produtos financeiros que costumam ser oferecidos por bancos. Eles funcionam assim: você destina um valor ao título de forma programada, durante um período determinado ou à vista.

Durante o período de vigência, você pode participar de sorteios de diferentes prêmios. Na prática, você recebe números da sorte que, se forem escolhidos, dão direito aos itens ou valores sorteados. Ainda, há como resgatar o dinheiro em uma data futura definida.

Porém, você precisa ter atenção a uma questão. Normalmente, apenas uma parte do total que você pagou para o título de capitalização será destinado, de fato, à sua cota de capitalização. Então só uma parte do pagamento terá os rendimentos apresentados no contrato.

O restante segue para pagar as despesas administrativas e para adquirir os prêmios que serão sorteados. Logo, se você escolher essa alternativa, tenha em mente que nem todo o valor aplicado renderá, beleza?

Além disso, quando você considera a inflação do período, é comum que a rentabilidade real seja negativa.

Agora você sabe o que são a poupança, o título de capitalização e o consórcio. Sabendo como eles funcionam, fica mais fácil avaliar se eles são adequados para seus objetivos.

Essas dicas foram úteis? Para não correr riscos com o seu dinheiro, veja como se prevenir de golpes financeiros que podem acontecer!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.