ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Imagine que um produtor agrícola plantou soja em sua propriedade, investindo em sementes e insumos. Porém, no momento da colheita, o preço do grão caiu bastante e a venda não cobriria os gastos iniciais. Foi para resolver casos desse tipo que surgiu o investimento em commodities.

A negociação foi criada para dar mais segurança aos produtores, garantindo que pudessem vender suas colheitas por um preço definido, o que trazia previsibilidade. Agora, o mercado evoluiu e você pode investir nessas commodities para se proteger ou para buscar lucro.

Quer saber como isso é possível? Continue a leitura e saiba mais sobre o investimento nas commodities!

O que são commodities?

As commodities, frequentemente, fazem referência às matérias-primas. Incluem produtos vendidos com pouca ou nenhuma transformação — como produtos agropecuários ou petróleo. No entanto, outras características ajudam a defini-las.

Por exemplo, elas têm grande impacto mundial, afetam diretamente a economia, podem ser produzidas em larga escala e podem ser estocadas. Isso quando estamos falando de itens físicos, é claro.

Quais são as principais commodities disponíveis no mercado?

Embora as commodities agrícolas tenham peso por causa da importância do setor primário em nossa economia, os investimentos não se limitam a elas. Na verdade, há algumas classificações.

As commodities agrícolas incluem:

Também temos as chamadas commodities minerais, como:

Já as commodities financeiras envolvem:

Também passamos a ver as chamadas commodities ambientais, que podem estar ligadas à sustentabilidade. Podemos destacar:

Quais são os índices que acompanham esses produtos?

Você viu que as commodities podem trazer a negociação de contratos ligados a alguns indicadores, como o Ibovespa. Nesse sentido, também há índices específicos que servem para acompanhar o desempenho delas mesmas.

Em destaque na bolsa de valores brasileira B3 temos o Índice de Commodities Brasil (ICB). Ele é composto pelas commodities que tem os contratos mais negociados no mercado financeiro e que têm maior liquidez. Por causa disso, serve como referência quanto ao desempenho do mercado.

Outra alternativa para medir esse mercado é Dow Jones o Commodity Index. Existem, ainda, versões específicas, como o Dow Jones Commodity Coffee Index, ligado ao café. Esses índices, no entanto, estão mais ligados ao mercado dos Estados Unidos.

Como as commodities se relacionam com o mercado financeiro?

Para entender os efeitos das commodities no mercado, você pode relembrar notícias relevantes. Quando o preço do barril de petróleo sobe, por exemplo, há impactos e reajustes em diversos segmentos, certo? O mesmo vale quando ocorre a queda.

Já o preço do ouro tende a disparar quando a economia mundial se encontra em crise e as moedas internacionais também se valorizam. De outro lado, caso ocorra um desabastecimento de matérias-primas ou uma queda na demanda, o mercado brasileiro certamente sofrerá os efeitos.

Percebe como as commodities estão atreladas ao nosso cotidiano? O fato é que elas interferem  na economia, com reflexos nas expectativas dos agentes econômicos,  podendo desta forma afetar a sua tomada de decisão de diferentes modos.

Além disso, é possível fazer o investimento em commodities. Com os contratos futuros, por exemplo, você pode negociar preços e posições que incluem esses elementos, obtendo resultados de acordo com as variações.

Como funciona o mercado de derivativos em commodities?

Quando o assunto envolve as estratégias de investimento em commodities, é importante entender que elas são muito negociadas no mercado futuro e no mercado a termo. Tudo é composto pelos chamados derivativos, que têm como ativo-objeto as matérias-primas.

Para entender melhor, vamos pensar em derivativos de soja. Eles estão ligados a contratos que têm como ativos a produção de soja de determinado período. Inicialmente, eles serviam para proteger os produtores das variações dos preços, como o exemplo que você viu no começo deste conteúdo.

Na época, ocorria a chamada liquidação física — com a venda concreta de sacas de grãos. Hoje, temos negociações com derivativos no mercado futuro que envolvem apenas as posições. Assim, acontece a chamada liquidação financeira.

Nesse caso, não existe a venda de matérias-primas físicas. Os ganhos são apurados com a oscilação de preços. É importante saber, ainda, que o mercado futuro conta com os chamados ajustes diários.

A partir desses ajustes, é debitada ou creditada quantias da conta do investidor ou especulador diariamente, de acordo com as expectativas de preço sobre a commodity.

Todas essas regras valem para outras commodities, como o ouro. Então, você pode negociar contratos cujos resultados dependem da variação do preço de cotação. No caso específico do ouro, a liquidação financeira não é a única possibilidade, sendo viável obter ouro físico – em pó, via B3.

Quando investir em commodities?

Para investir em ouro ou em outros contratos de commodities, é preciso, em primeiro lugar, saber qual é o seu objetivo. Há duas funções principais em operar com derivativos: proteção ou especulação.

Saiba mais!

Hedge

É possível fazer uma operação no mercado buscando o hedge – ou proteção – da carteira de investimentos. É o que acontece com quem deseja se proteger contra potenciais variações no preço de ativos no mercado, e que podem causar perdas. É o caso de um produtor que queira travar o preço de seu produto.

Especulação

Também há como fazer o investimento em commodities com foco na especulação. A ideia passa a ser aproveitar as variações para buscar obter lucros no curto prazo. Assim, é possível comprar e vender contratos como trader – uma possibilidade que envolve maiores riscos.

Como investir em commodities?

Antes de entender como investir em commodities, é preciso entender que o risco dessas operações é mais elevado, especialmente por causa da volatilidade. Assim, sua tolerância precisa estar alinhada para atender às condições de negociação.

Caso esteja no seu perfil, é possível realizar as operações por meio da sua conta em instituição financeira. As negociações acontecem na bolsa, no ambiente do mercado futuro. Uma característica dele é que não é preciso disponibilizar todo o valor do contrato. É um tipo de investimento de alto risco, por isso, é mais recomendado ao perfil arrojado.

Porém, exige-se uma margem de garantia, que depende do tamanho do contrato. Ela deve ser oferecida em dinheiro ou em ativos financeiros. Logo, você pode usar muitos dos seus títulos e ações como garantia — que poderá ser consumida com eventuais perdas do ajuste diário.

Mas, se o seu objetivo for investir em ouro, moedas ou índices visando o longo prazo, saiba que é possível fazer isso por meio de fundos de investimento. Desse modo, pode-se investir ou se expor a essas commodities de maneira coletiva.

Como vimos, o investimento em commodities serve tanto para a especulação quanto para o hedge de carteira. Entre as alternativas, existe a chance de investir em ouro — e, no caso, ainda é possível recorrer a fundos ligados ao ativo, sem assim você desejar.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Quer ter outras informações sobre o mercado de commodities? Use o espaço dos comentários para que possamos ajudar!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.