ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Sabe aquela velha história de que investir é algo apenas para quem tem dinheiro? Ela é tão batida que nem reflete a verdade. Oi? Como assim? Sim! Com uma nota de 100 reais, você encontra opções para aplicar sua grana. Na prática, há alternativas de investimento para todos os bolsos e gostos. Jura? Vem com a gente!


O milagre da multiplicação existe.
– Poupança

A tradicional caderneta de poupança não tem um investimento mínimo. Com qualquer quantia, é possível começar a aplicar. Basta transferir o dinheiro da conta corrente para a conta poupança no seu banco. O instrumento não tem prazo de vencimento, nem carência, tampouco cobrança de IR (Imposto de Renda).

Quero sacar? A poupança tem liquidez imediata, ou seja, a qualquer momento você pode resgatar o dinheiro aplicado. Mas tem um detalhe: se você sacar os recursos antes de completar 30 dias (o chamado aniversário da caderneta), você deixa de ter o rendimento da aplicação.

– Títulos públicos do Tesouro Direto

Os títulos públicos do Tesouro Direto estão entre os investimentos mais acessíveis do mercado. Com apenas 30 reais (ou seja, pode usar tranquilamente a nota de 100 reais para investir mais!), já é possível investir em algum dos papéis disponíveis no Tesouro Direto. Também é simples de aplicar: qualquer pessoa com CPF e uma conta em uma corretora de investimentos habilitada pode começar.

No Tesouro Direto são disponibilizados três tipos de papéis: Tesouro Selic, cujo rendimento segue a variação da taxa básica de juros da economia (Selic); Tesouro Prefixado, com a rentabilidade definida no momento da aplicação, portanto, prefixada; e Tesouro IPCA+, cuja remuneração é formada pela variação do IPCA (índice oficial que mede a inflação no país) no período mais a taxa de juros do momento da compra do título.

– Fundos de investimento

Assim como poupança e títulos públicos, os fundos são uma aplicação acessível, com opções para todos os bolsos. Com apenas 100 reais, você já consegue fazer uma aplicação em um fundo, especialmente os chamados fundos simples, que são uma categoria especial para quem está começando a investir nestes produtos. Claro que há fundos que permitem somente aportes mais altos, mas há cada vez mais alternativas com valor mínimo de aplicação baixo. Basta pesquisar!

– CDB

Sigla para Certificado de Depósito Bancário, o CDB é um dos investimentos mais populares, ao lado da poupança e dos fundos. Nada mais é que um título emitido pelos bancos para captar recursos. Na prática, você “empresta” dinheiro aos bancos que, em contrapartida, devolvem a quantia aplicada com uma remuneração, conforme o prazo do vencimento do título.

É possível encontrar esse tipo de aplicação nos grandes bancos, mas também em instituições financeiras de pequeno e médio porte. O valor mínimo para investir muda conforme a instituição financeira. Mais uma vez vale a regra de pesquisar bastante antes de aplicar! Normalmente, em bancos de médio ou pequeno porte, dá para encontrar CDB com aplicação inicial de 100 reais.

– Ações

Investir em ações também não é algo apenas para quem tem muita grana. Não há um valor mínimo para fazer a aplicação. Lembrando que é possível investir em papéis de empresas na bolsa por dois caminhos: comprar as ações diretamente, escolhendo uma a uma, tarefa que exige bastante pesquisa, e investir por meio de um fundo de ações.

No primeiro caso, é importante conhecer a empresa na qual vai investir, o histórico dela, o desempenho do setor no qual ela atua, entre outras variáveis. No caso dos fundos de ações, você compra um produto com uma cesta com diferentes papéis e  não precisa se preocupar em escolher as ações, por exemplo.

Resumo: viu só como não é tão difícil, nem caro? Dá para transformar uma nota de 100 reais em investimento. As opções, como você ter percebido, são variadas e atendem a diferentes perfis. Pesquise a fundo as alternativas, leia outros textos aqui no Como Investir e se bater alguma dúvida, só escrever.

LEIA MAIS

Como avaliar o desempenho dos seus investimentos.

Planejador financeiro: o super-herói das suas finanças.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.