ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Uma das melhores formas de aprender é unindo a teoria ao inusitado! Por isso, aproveitamos a série The Witcher para falar de algo fundamental para os leitores. O nosso objetivo é surfar nessa tendência para explicar como os protagonistas dessa história se relacionam com os investidores da vida real!

Sim, nós entendemos que isso pode soar bizarro! Afinal de contas, como uma fantasia literária de bruxos, reinos, aventuras e dramas se relaciona com a sua decisão de começar a investir? Isso é o que você descobrirá nesta leitura — vamos lá!

Os diferentes perfis na série The Witcher

Caso não saiba, The Witcher é uma saga literária de 8 livros que ganhou destaque na década de 1990, quando Andrzej Sapkowski lançou sua primeira edição ao mundo. No entanto, a história só ganhou projeção global em 2007, quando começou a ser convertida para os videogames.

Desde então, a saga navegou no Olimpo das obras literárias que transcenderam seus formatos originais, chegando a ganhar até mesmo um jogo de tabuleiro. Em dezembro de 2019, The Witcher chegou à Netflix, com oito episódios redondos sobre sua história.

A trama gira em torno de Geralt de Rivia, um bruxo de capacidades extraordinárias. No entanto, o que mais nos chama atenção é que tanto Geralt como outros dois personagens, Yennefer e Cirilla, contam com características para descrever os perfis de investidores na era moderna. Então, antes de achar que estamos fazendo intercâmbio, viajando na maionese, nos dê uma chance e dê uma olhada no que temos para dizer! 😉

Yennefer de Vengerberg, o perfil arrojado

A começar pela mais expressiva presença feminina. Yennefer, representada pela atriz britânica Anya Chalotra, é uma feiticeira que remonta a um passado pesado e sombrio. Nas três abordagens da obra — livro, série e jogo — ela é retratada como alguém que não tem nada a perder, frequentemente adotando posições agressivas e, intencionalmente, ignorando os riscos.

Inclusive, essa é uma característica íntima da personagem que data de sua conceitualização na mente do escritor. Segundo Andrzej, criar Yennefer assim era uma forma de complicar as coisas no desenvolvimento de Geralt. Nesse sentido, o objetivo do escritor foi justamente criar “uma personagem feminina que se nega a fazer parte do estereótipo da fantasia.”

Então, considerando a sequência de decisões e atos de bravura, entendemos que Yennefer seria uma legítima investidora de perfil arrojado, que seletivamente atropela os riscos dos investimentos, pois sabe que os grandes retornos exigem um preço a ser pago.

No entanto, a vida real exige uma boa dose de ponderação, sobretudo na postura arrojada. O importante é estar consciente da sua escolha de que o risco vale a pena em função do retorno.

Geralt de Rivia, o perfil moderado

Já aqui, migramos para o protagonista da saga. Resoluto, preciso e multidisciplinar, Geralt (Henry Cavill) é quase a descrição do personagem principal de qualquer aventura clássica, principalmente por reviver as ideias de ser um dos últimos de sua classe, adotar a postura de um lobo solitário e andar na linha tênue entre o bem e o mal.

No entanto, o grande ponto dessa persona é justamente a sua dualidade — uma das características literárias fundamentais no desenho de um personagem justo. Afinal de contas, é disso que a justiça clássica se trata, a ideia do equilíbrio cego de uma balança de pesos iguais, que ora pende para um lado e ora para o outro.

É por essa razão que enxergamos em Geralt o investidor moderado. Plenamente ciente de suas responsabilidades, esse é o tipo de indivíduo que entende que deve pesar cada uma de suas decisões, evitando meter os pés pelas mãos, mas também não ficando para trás pelo receio de se expor ao risco de alguma situação.

Tradicionalmente, o investidor moderado é aquele que tolera riscos maiores do que aqueles que existem na renda fixa, pois sabe que essa exposição é necessária para incrementar a rentabilidade de sua carteira de investimentos. No entanto, essa exposição é feita com o máximo de cuidado possível, admitindo apenas os riscos toleráveis à sua personalidade.

Cirilla de Cintra, o perfil conservador

Por último e não menos importante, Cirilla, interpretada na série por Freya Allan. Na obra, amplamente conhecida como Ciri, é uma bruxa milenar e tradicionalmente conectada a Geralt, também bruxo. Por ser o personagem de menor idade e experiência agregada, Cirilla exibe aquele perfil mais pé no chão.

Assim como o investidor conservador, Ciri é vista como um personagem absolutamente cauteloso. Por conta disso, entendemos ela como o perfil conservador de toda a história — pelo menos no que tange à primeira temporada.

Mas aqui, frisamos um detalhe importante: Ciri não é o perfil conservador pelo fato de ser nova e inexperiente. Afinal de contas, a experiência não necessariamente tem relação com o perfil de investimentos, pois isso é mais um traço particular de cada pessoa.

Existem muitos investidores experientes, com muitos anos de mercado e um bom patrimônio com um perfil mais conservador, adotando os produtos da renda fixa como os seus favoritos. Na realidade, Ciri é o perfil conservador por ser o personagem que busca a estabilidade no meio do caos, adotando posições mais defensivas do que Geralt e Yennefer.

[AMSFDdS1] E aí, você curtiu este paralelo entre a série The Witcher e o mercado financeiro? Então, aproveite para espalhar o conteúdo entre os seus amigos, compartilhando este post nas suas redes sociais! [AMSFDdS1]Aqui sugiro tirar esse trechinho pois já começou a se alongar demais na explicação do conservador. E acho legal finalizar com o parágrafo anterior, que ficou maravilhoso!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.