ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Em geral, as pessoas não têm o costume de pensar no futuro. Muitas vezes o foco fica apenas no presente, o que pode gerar dificuldades quando a pessoa envelhece. Por isso, é importante se planejar e encontrar maneiras de estar preparado financeiramente para a aposentadoria.

Afinal, um dia você envelhecerá. E como estão os seus planos para essa etapa da vida? Já pensou em como você viverá e pagará as suas contas? Será que quem contribui para a Previdência Social pode se despreocupar com relação à aposentadoria?

Neste post, você verá como é importante pensar no futuro e se preparar para a aposentadoria. Confira!

Por que é importante pensar na aposentadoria?

Há quem prefira não pensar no assunto, mas é essencial encará-lo com seriedade. Quando você se aposentar, como ficará o seu padrão de vida? Algumas pessoas se sentem tranquilas ao raciocinar que terão um benefício da Previdência Social quando estiverem aposentadas.

Mas será que essa renda será suficiente para manter o seu padrão de vida? Na verdade, é provável que o seu futuro benefício previdenciário seja bem menor que a sua renda atual. Desse modo, não será possível manter a vida que você leva hoje.

É importante pensar nos impactos dessa queda na renda. Por exemplo, ela pode fazer com que você se endivide. Outra possibilidade é abrir mão da sua qualidade de vida e tentar viver com menos. Qualquer uma das duas alternativas não seria muito agradável, não é verdade?

Sendo assim, é preciso se programar hoje para que o seu futuro financeiro seja confortável. Mesmo que você contribua com o INSS, por exemplo, é necessário ir além para se preparar de maneira adequada para a aposentadoria.

E se não existir mais o INSS da forma que conhecemos hoje? Será que haverá um volume de contribuições suficientes para pagar todos os que terão direito à aposentadoria?

Como se preparar para a aposentadoria?

Uma boa maneira de se preparar para a aposentadoria é montar uma carteira de investimentos que permita alcançar a independência financeira. Essa expressão se refere à capacidade do patrimônio de uma pessoa gerar renda passivamente, sem a necessidade de trabalho.

Mas, para montar essa carteira de investimentos, é preciso ter uma boa organização financeira. Afinal, pode ser difícil separar dinheiro para investir — principalmente para quem está endividado. A prioridade deve ser eliminar as dívidas.

É importante ter em mente que um bom planejamento financeiro não se resume ao pagamento de dívidas. É preciso desenvolver bons hábitos a fim de evitar gastos desnecessários e manter um padrão de vida sustentável. Mas o principal é empregar seu dinheiro pensando no futuro.

Um seguro de vida, por exemplo, tem um papel importante nesse planejamento. Ele pode garantir o sustento de sua família por um período, caso você venha a faltar. Os seguros são úteis também em vida, visto que algumas indenizações cobrem invalidez parcial e total.

No entanto, quando se trata de pensar no futuro, o principal elemento do planejamento financeiro são os investimentos. A seguir, você entenderá a relação entre eles e a aposentadoria.

Qual é o papel dos investimentos para a aposentadoria?

Os investimentos podem ajudar você a alcançar a independência financeira. Mas não se trata de montar um portfólio de maneira aleatória e sem uma estratégia clara. É preciso saber quais são os seus objetivos e perfil de investidor.

Há quem invista, por exemplo, em planos de Previdência Privada. Os mais conhecidos são o PGBL (plano gerador de benefício livre) e o VGBL (vida gerador de benefício livre). Trata-se de um investimento em que você faz aportes mensais para, no futuro, obter uma renda.

As ações também podem gerar renda passiva. Algumas empresas são boas pagadoras de proventos e os distribuem regularmente na forma de dividendos e juros sobre o capital próprio, entre outros. No entanto, vale lembrar que é preciso analisar a companhia cuidadosamente e  ponderar se a sua tolerância a risco, mesmo pensando no longo prazo, vai suportar eventuais perdas.

Existem, ainda, pessoas que investem no Tesouro IPCA visando a aposentadoria. Ele é um título público negociado na plataforma Tesouro Direto. Sua rentabilidade tem um componente pós-fixado atrelado à inflação, que garante a reposição das perdas ocasionadas por ela.

O título conta também com um componente prefixado, que é definido na forma de um percentual fixo. Quanto maior é o prazo de vencimento do título, maior tende a ser esse percentual. Para quem tem objetivos de longo prazo como a aposentadoria, essa é uma boa opção.

Vale destacar que o mercado financeiro oferece uma grande variedade de investimentos. Se você quer ter uma vida tranquila na velhice, existem inúmeras alternativas para montar uma carteira. No entanto, é preciso saber fazer boas escolhas em relação ao seu dinheiro.

Como escolher investimentos para a sua aposentadoria?

Você percebeu que investir é uma forma de mostrar que se importa com o seu futuro, não é verdade? No entanto, a escolha de investimentos deve ser feita com critério. Um dos fatores que ela deve levar em conta é o seu perfil de investidor.

Quem tem perfil conservador prefere não se expor ao risco de ter prejuízo. Investidores de perfil moderado, por sua vez, toleram certo nível de risco. Quanto aos de perfil arrojado, não se importam de se expor ao risco em busca de rentabilidade melhor.

Assim que você descobre qual é o seu perfil, suas escolhas de investimentos serão mais adequadas. Mas, além disso, é preciso ter objetivos financeiros bem definidos — de curto, médio e longo prazo. Como vimos, os investimentos de longo prazo são os mais voltados para a aposentadoria.

Além disso, é preciso escolher investimentos que ajudem você a alcançar objetivos de curto e médio prazo também. Por fim, ao compor o seu portfólio, procure formas de equilibrar o risco, a rentabilidade e a liquidez dos seus investimentos.

Conclusão

Para construir o futuro no presente, é preciso cuidar bem das suas finanças. Isso envolve ter hábitos financeiros saudáveis e investir de maneira estratégica com foco no futuro. Vale ressaltar que é importante conhecer o mercado financeiro para tomar boas decisões de investimento.

Se você quer ter uma aposentadoria tranquila, é preciso pensar no futuro desde já. Se suas finanças não estão organizadas, faça um bom planejamento a fim de começar a investir. Desse modo, você não terá arrependimentos e conseguirá manter a sua qualidade de vida quando chegar o momento!

Ao planejar sua aposentadoria, é importante entender o papel dos proventos na renda passiva. Por isso, descubra o que são, como funcionam e como viver de dividendos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.